BRASIL PARTICIPA DE FEIRA ODONTOLÓGICA EM CINGAPURA



BRASIL PARTICIPA DE FEIRA ODONTOLÓGICA EM CINGAPURA

 

Empresas associadas à ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) e que fazem parte do Projeto Brazilian Health Devices, executado pela entidade em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), estarão presentes em Cingapura entre os dias 8 e 10 de abril para participar da Feira e Congresso Internacional de Odontologia (International Dental Exhibition and Meeting – Idem), principal vitrine de negócios na Ásia-Pacífico para inovações globais na área de tecnologia odontológica.

 

O pavilhão brasileiro contará com um espaço de 72 m² e com a participação de sete empresas da área de odontologia: Aditek, Bionnovation, Biodinamica, Maquira, Nova DFL, Gnatus e TDV. Essa será a segunda participação da ABIMO na Idem, a primeira foi em 2008. “O continente asiático é muito importante para o mercado odontológico e essa é uma das principais feiras odontológicas de lá”, ressaltou a coordenadora de promoção comercial da ABIMO, Laísa França. Na última edição, foram 512 expositores de mais de 38 países, 16.000 m² de área, 11 pavilhões de países e 7.842 visitantes de 61 países.

 

Durante o evento acontecerão palestras, workshops e mesas-redondas que oferecerão grande oportunidade para todos os profissionais de odontologia interagirem uns com os outros, reunindo novos conhecimentos.

 

Associados

A Maquira, companhia fabricante de produtos odontológicos, levará seus últimos lançamentos, como o Alginato Algi-Gel, produto que evita ânsia de vômito nos pacientes durante o tratamento odontológico, e o Indicador Biológico Bio-Indicador – para monitoramento de ciclos de esterilização a vapor –, assim como pretende também expor os principais produtos da linha. “Consideramos a feira Idem de grande importância por atingir uma região que, em nosso caso, está geograficamente distante. Dá a oportunidade para empresas do setor exporem seus produtos para novos mercados, além de proporcionar maior compreensão do mercado e nos atualizar a respeito de novas tecnologias e necessidades do setor”, destacou Anny Moria, gerente de exportação da Maquira.

 

A empresa pretende estreitar negócios com os clientes atuais que visitarão a feira, prospectar novos compradores, fazer networking e identificar os últimos lançamentos do setor. “Estamos em uma fase de adaptação e expansão e os mercados que a feira atinge estão em nosso planejamento de mercados-alvo”, disse Anny.

 

A Aditek, fabricante de produtos ortodônticos, levará a nova geração do EasyClip, um braquete autoligável patenteado pela Aditek nos Estados Unidos e na Europa. Para Eduardo Lopes, gerente de vendas internacionais da Aditek, a feira é de extrema importância para o setor, pois o mercado asiático é hoje um dos que mais crescem no mundo e a feira vai dar a exposição necessária para fazer bons contatos nesse mercado e no Oriente Médio. “Hoje o mercado asiático representa uma pequena fatia da exportação da empresa. Com a feira, pretendemos fechar parcerias para aumentar a penetração nesse mercado”, contou ele. A Aditek busca, com a participação no evento, conseguir distribuidores nos países asiáticos, no Oriente Médio e na Oceania.

 

Negócios no país

Nos últimos anos, os profissionais de odontologia da região da Ásia-Pacífico foram os primeiros a adotar tecnologias emergentes em seus laboratórios e consultórios dentários. De acordo com iData Research, o investimento por parte do mercado da Ásia-Pacífico em produtos odontológicos digitais está avaliado em mais de US$ 10 bilhões.

“A política de comércio exterior de Cingapura é baseada no princípio do sistema de livre mercado. Aproximadamente 90% das importações que ingressam no país são livres de impostos, por isso é importante que as empresas apresentem seus produtos para esse mercado”, destacou Laísa.

De acordo com a balança comercial brasileira, entre janeiro e fevereiro de 2015 o Brasil exportou US$ 33.650 (FOB) em produtos odontológicos para Cingapura, já nos respectivos meses de 2016, foram US$ 46.143 (FOB). “O mercado de Cingapura é um dos mais expressivos para o BHD, tanto pela feira que realizaremos e prospecções, como pelo comercio bilateral”, explicou.

 

O mercado alvo principal é a Associação de Nações do Sudeste Asiático, um bloco econômico que foi criado em 8 de agosto de 1967 e é composto por dez países do sudeste asiático – Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Filipinas, Cingapura, Tailândia e Vietnã. Este bloco possui um acordo de cooperação econômica com a UE (União Europeia), o que é um grande facilitador para a realização de negócios, importação e exportação.   A maior parte dos expositores e visitantes vem dos países da região Ásia-Pacifico: Austrália, Bangladesh, China, Índia, Japão, Mongólia, Nepal, Nova Zelândia, Paquistão, Rússia, Coreia do Sul, Sri Lanka, Taiwan, Uzbequistão – mercado favorável e com necessidades muito específicas de tratamentos odontológicos, odontologia estética e higiene oral.

 

SOBRE O BRAZILIAN HEALTH DEVICES

O PS (Projeto Setorial) Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a Apex-Brasil, tem como missão fomentar as exportações das indústrias de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente.

 

SOBRE A ABIMO

A ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) é a entidade representante da indústria brasileira de produtos para a saúde que busca promover o crescimento sustentável do setor no mercado nacional e internacional.

 

SOBRE A APEX-BRASIL

A Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A Apex-Brasil apoia, atualmente, mais de 12 mil empresas de 80 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. A Agência também coordena os esforços de atração de IED (investimentos estrangeiros diretos) para o país.