BRASIL QUER SURPREENDER O MUNDO NA FEIRA DO LIVRO DE FRANKFURT 2014



As editoras brasileiras estão de malas prontas para participar do maior evento literário do mundo, a Feira do Livro de Frankfurt, que acontece de 08 a 12 de outubro próximo.

 

No ano passado, quando o Brasil foi o convidado de honra da feira, o mercado brasileiro, que teve a oportunidade de mostrar às inúmeras nações presentes sua produção editorial de maneira diferenciada, tinha como um dos principais focos de atuação a venda de direitos autorais. O objetivo era trabalhar de maneira consistente e organizada para que o país efetivamente começasse a mudar seu status de comprador de conteúdo estrangeiro, para exportador de direitos.

 

Este trabalho, que foi realizado pelo projeto Brazilian Publishers (BP), uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), novamente se fará presente na edição 2014 da Feira de Frankfurt.

 

A presidente da CBL, Karine Pansa, explica que o trabalho de internacionalização do livro ganhou força nos últimos anos a partir do projeto. “As editoras que participam do BP recebem todo o suporte para tornar sua produção exportável. São realizadas atividades durante todo o ano, para garantir a continuidade deste primoroso trabalho, que permite aos editores conhecerem de forma organizada os outros mercados, avaliarem suas posturas comerciais, entenderem como funcionam as legislações, entre tantos outros importantes pontos. Sem dúvida, a Feira de Frankfurt, que é a maior vitrine do mercado editorial, é o principal termômetro desta empreitada”.

 

Os negócios gerados em Frankfurt respondem por cerca de 30% do total de vendas anuais do setor e, se for considerado exclusivamente o resultado das reuniões de negócios das editoras participantes do BP nas edições passadas da Feira de Frankfurt, as exportações de conteúdo de direitos autorais somadas às vendas de livros impressos evoluíram de US$ 410 mil em 2012 para US$ 750 mil em 2013, um crescimento de 82%.

 

As editoras participantes do Brazilian Publishers exportaram em 2013 US$ 2,95 milhões, incluindo venda de direitos autorais e exportação de livros físicos (aumento de 11% frente ao montante de US$ 2,65 milhões em 2012).

 

Brasil Beyond

 

A participação do Brasil na Feira de Frankfurt deste ano terá a marca Brasil Beyond, que vem sendo usada pela Apex-Brasil em ações de promoção comercial no exterior realizadas em parceria com entidades setoriais.

 

O conceito busca incentivar os potenciais compradores e formadores de opinião internacionais a vivenciarem experiências do Brasil que vai além. Um país que, além de todos seus atributos já consagrados – natureza exuberante, povo alegre, mistura de culturas – conta com uma sociedade criativa, preparada para os negócios e que preza pela sustentabilidade, inovação e competitividade.

 

Na Feira de Frankfurt 2014, o Brasil Beyond apresentará ao público o “Brasil que lê o mundo para o mundo ler mais o Brasil”. Um país que, para além da sua já conhecida diversidade cultural, oferece uma literatura universal e contemporânea, com livros que emocionam e se conectam com diversas culturas e pessoas.

Baseado neste conceito, o estande do país na Feira irá atrair os visitantes com visual sofisticado e inovador, ao mesmo tempo sustentável e empreendedor, e que tem como protagonista, é claro, o livro.

O amplo espaço terá projeções de imagens e cores e algumas palavras especiais da língua portuguesa, que falam de sentimentos universais, serão traduzidas em vários idiomas, inspirando efeitos de cor, luz e som.

 

Além disso, as editoras participantes do estande do Brazilian Publishers – 41 no total –  terão destaque e poderão apresentar seus catálogos e realizar negócios, cercadas por painéis com informações e cases que reforçam o Brasil que vai além. “O trabalho que o projeto Brazilian Publishers irá apresentar em Frankfurt demonstra o esforço e o envolvimento das editoras participantes, que entenderam a importância de se construir um propósito sólido rumo à internacionalização da literatura brasileira”, observa Karine Pansa.

Exposição

 

O Brasil foi convidado para participar da exposição de livros sobre futebol, organizada pela Feira de Frankfurt, e doze editoras brasileiras terão suas obras sobre o tema expostas. São elas: Cortez, Cosac Naify, Carpe Diem, DSOP, Manole, UNESP, Global, Imprensa Oficial, V&R, FTD, Companhia das Letras e Toriba.

 

Confira a relação das editoras participantes do estande do Brazilian Publishers: ARC – Editora e Produções Culturais Ltda., Associação Internacional Editares, Associação Jesuíta de Educação e Assit. Social – Edições Loyola, Callis Editora Ltda, Casa dos Espíritos Editora Ltda., Companhia Editora Nacional IBEP, Cortez Editora e Livraria, Cosac Naify, Distribuidora Record de Serviços de Imprensa, DSOP, Edições SM Ltda., Editora da Universidade Federal do Pará – UFPA, Editora Globo Livros S/A, Editora Manole Ltda., Editora Moderna/Salamandra, Editora Napoleão Ltda., Editora Positivo Ltda., Editora Schwarcz S.A., Editora Signer Ltda., Editora Vale das Letras Ltda., FTD, Fundação Editora da Unesp, Fundação João Paulo II, Geodinâmica Editora Ltda., Geração Editorial Ltda., Girassol Brasil Edições Ltda., Global Editora e Distribuidora Ltda., Grupo A Educação S.A., Grupo Editorial Nacional Participações S.A – Grupo Gen, Hub Editorial Ltda., Instituto Meta de Educação Pesquisa e Formação de Recursos Humanos Ltda., Lafonte Editora, Livros de Safra Editora e Comércio Ltda., Melhoramentos, Parábola Editorial, R&F Editora Ltda., Rovelle Edição e Comércio de Livros Ltda., Serviço Social do Comércio, Solisluna Design Editora Ltda., Todolivro Distribuidora Ltda. e Vergara e Riba Editoras S.A..

 

CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO – CBL www.cbl.org.br

Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação

Jornalista responsável: Marisa Ramazotti – marisa.ramazotti@viveiros.com.br

Assistente de Jornalismo: Aline Felix – aline.felix@viveiros.com.br

Tel./Fax: (11) 3675-5444