BRASIL REGISTRA AUMENTO DE 34% EM NEGÓCIOS NA COLOMBIATEX



BRASIL REGISTRA AUMENTO DE 34% EM NEGÓCIOS NA COLOMBIATEX

 

 

O resultado da presença de empresas brasileiras fabricantes de máquinas e acessórios para o setor têxtil na Colombiatex 2016 reafirma a posição consolidada do Brasil no atual cenário de exportação de bens de capital mecânico para a América Latina: novamente as empresas brasileiras realizaram bons negócios e superaram números da edição anterior. Entre vendas imediatas e negócios fechados para os doze próximos meses, o Brasil atingiu US$ 3.9 milhões, um aumento de 34% em comparação ao montante registrado na edição do ano passado, quando chegou a US$ 2.94 milhões.  As vendas foram realizadas para importadores de países como Colômbia, El Salvador, Equador, Estados Unidos, México, Peru, República Dominicana e Venezuela.

 

Esta 28ª. edição da feira, realizada no final de janeiro, em Medellín, na Colômbia, contou com um pavilhão onde estavam representadas as oito empresas brasileiras organizadas pelo Programa Brazil Machinery Solutions (BMS), fruto da parceria entre a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

 

De acordo com o diretor executivo de Comércio Exterior da ABIMAQ e gerente do Programa BMS, Klaus Curt Müller, o crescimento constante é reflexo da qualidade dos equipamentos brasileiros para o setor têxtil.  “O mercado colombiano está muito aquecido no setor de confecções, o que reflete em fábricas a todo vapor. E como apresentamos máquinas, equipamentos e acessórios de alta tecnologia, o interesse foi bastante alto e motivo da grande visitação ao nosso pavilhão”, explica o diretor. Segundo ele, a qualidade dos bens de capital mecânico voltados para esta indústria tem mantido o Brasil como referência no setor têxtil. “Em 2015, o mercado de máquinas e equipamentos para a América Latina nesse setor absorveu 41% das exportações brasileiras. Esse percentual representou US$ 22 milhões em vendas, resultado 5% maior que o obtido em 2014”.

 

As oito participantes foram Audaces Automação Ltda., Automatisa Sistemas Ltda., Avanço S/A, Castilho Máquinas Têxteis, Delta Ind.Com. Equipamentos Industriais, Metalnox Ind. Metalúrgica, Socio Tec Ltda. e Weko América Latina Equipamentos Ltda. Entre as presentes este ano, cinco haviam participado do evento de 2015. E três foram pela primeira vez à feira com o apoio do Programa Brazil Machinery Solutions: Socio-Tec; Metalnox e Automatisa

 

Sobre a Apex-Brasil – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil. Para mais informações, acesse:  www.apexbrasil.com.br 

 

Sobre a ABIMAQ – A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1975, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias politicas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br

 

Sobre o Programa Brazil Machinery Solutions – Fruto da parceria entre a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o Programa Brazil Machinery Solutions visa à promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico. O BMS possui atualmente cerca de 260 empresas-membro, que atuam nos mais diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Para mais informações, acesse: www.brazilmachinery.com

 

Imprensa e Comunicação do Programa BMS: Júlia Meriqui

Tel: +55 (11) 5582-5758

E-mail julia.meriqui@brazilmachinery.com