BRASIL REGISTRA US$ 30 MILHÕES EM NEGÓCIOS NA EXPONOR 2015



BRASIL REGISTRA US$ 30 MILHÕES EM NEGÓCIOS NA EXPONOR 2015

Vinte empresas brasileiras de máquinas e equipamentos para mineração, presentes no Pavilhão do Brasil na Exponor 2015, registraram perto de US$ 30 milhões em negócios fechados e futuros no maior evento do setor da América Latina, realizada entre 11 e 15 de maio. Foram US$ 2.269 mi em negócios fechados e US$ 27.420 mi em negócios previstos para os próximos 12 meses, um resultado total que significa crescimento de 31% em relação à participação brasileira na edição anterior da Feira, quando foram somados US$ 20.466 mi, entre negócios fechados e futuros entre as 19 empresas que representaram o Brasil à época. As vendas realizadas durante o evento deste ano superaram em 25% às da edição passada. A presença das empresas brasileiras mais uma vez foi organizada pelo Programa Brazil Machinery Solutions, resultado da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ).

 

De acordo com o diretor executivo de Comércio Exterior da ABIMAQ e gerente do Programa BMS, Klaus Curt Müller, entre as 20 empresas que estiveram no Chile este ano, nove estrearam nesta edição da Exponor, com máquinas e equipamentos destinados às mais diversas etapas da produção de mineração. “O Programa BMS, juntamente com a ABIMAQ e Apex-Brasil, tem trabalhado fortemente para estimular as empresas brasileiras a exportar. No início do ano, criamos a Campanha Esforço Exportador, cujo objetivo é estimular a cultura exportadora de nossa indústria. No Chile, tivemos a oportunidade de apresentar aos compradores internacionais a qualidade e a alta tecnologia em máquinas e equipamentos para aplicação em todas as etapas de mineração, desde extração, processamento, transporte de minério, entre outras”, afirma Müller.

 

 Em 2014, o Chile permaneceu como segundo destino de exportações de máquinas e equipamentos brasileiros de cimento e mineração, com 15,9%, atrás apenas dos EUA, que registra 18,3%. “Para o Chile, especificamente, exportamos em 2014 US$ 30,4 milhões. Entre outros principais destinos, além de EUA e Chile, estão Peru (8,9%), México (7,2%), Argentina (5,1%) Bolívia (4,1%) e África do Sul (3,9%)”, ressalta Müller.

 

Sobre a Apex-Brasil – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A Apex-Brasil apoia, atualmente, cerca de 12 mil empresas de 80 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil. Mais informações  www2.apexbrasil.com.br .

 

Sobre a ABIMAQ – A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1975, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias politicas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br

 

Sobre o Programa Brazil Machinery Solutions – Fruto da parceria entre a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o Programa Brazil Machinery Solutions visa à promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico. O BMS possui atualmente cerca de 250 empresas associadas dos mais diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Para mais informações, acesse: www.brazilmachinery.com

 

 

Imprensa e Comunicação do Programa BMS:

Júlia Meriqui

Tel: +55 (11) 5582-5758

e-mail julia.meriqui@brazilmachinery.com