BRASIL REGISTRA US$ 620 MIL EM FEIRA DO LIVRO DE FRANKFURT



BRASIL REGISTRA US$ 620 MIL EM FEIRA DO LIVRO DE FRANKFURT

 

A participação do Brasil na 68ª Feira do Livro de Frankfurt superou expectativas de negociações, com a comercialização de 620 mil dólares em exportação de direitos autorais e livros físicos, durante o evento e previstos para os próximos 12 meses. Com 30 editoras brasileiras, o valor negociado superou a previsão de 550 mil dólares, e cresceu 24 % em relação a 2015, quando o evento gerou 500 mil dólares em negócios.

 

Por meio do Brazilian Publishers, projeto de fomento às exportações do conteúdo editorial brasileiro fruto de parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), os profissionais do mercado editorial brasileiro entraram em contato com mais de 30 países e realizaram mais de 800 reuniões em apenas cinco dias de evento.

 

O Brasil estreitou relações com países estratégicos para o setor, como: França, EUA, Chile, Argentina, Alemanha, Colômbia, México, Portugal e Peru. “Participar de eventos internacionais é primordial para o setor editorial brasileiro apresentar produtos e fazer negócios com profissionais de todo o mundo. É em eventos como esse que conseguimos dar visibilidade para o nosso país em termos de negócios”, afirma Luís Antonio Torelli, presidente da CBL.

 

O país foi ainda um dos convidados para participar do “The Markets”, evento anual criado para discutir o funcionamento do setor em diferentes locais do mundo. A Feira do Livro de Frankfurt contou com a palestra “Reading Brazil”, sobre o mercado editorial brasileiro, ministrada por Karine Pansa, ex-presidente e atual diretora internacional da CBL, além de diretora editorial da Girassol Brasil. Outros grandes nomes do mercado editorial brasileiro também se apresentaram, mostrando um pouco mais do setor no país: Miriam Gabbai, da Callis; Mariana Warth, da Pallas – profissionais que, assim como Karine Pansa, fazem parte do Brazilian Publishers, além de Tomás Pereira, da Sextante e Claudio Lensing, da Somos Educação.

 

Durante a Feira de Frankfurt, a CBL e a Emirates Publishers Association (EPA) oficializaram a participação de Sharjah como país homenageado da 25ª edição da Bienal Internacional de São Paulo, em 2018. O acordo foi assinado em um encontro entre Sua Alteza, o Sheikh Dr. Sultan Bin Muhammad Al Qasimi, membro do conselho supremo dos Emirados Árabes Unidos e governante de Sharja e Luis Antonio Torelli, presidente da Câmara Brasileira do Livro, na presença da Sheikha Bodour Bint Sultan Al Qasimi, Fundadora e Presidente Honorária da Emirate Publishers Association (EPA), Fundadora e CEO da Kalimat Group e de executivos da CBL.

 

A conversa entre o Brasil e o Emirado de Sharjah, com o objetivo de estreitar a relação entre seus mercados editoriais, começou na Feira de Livro de Londres, em 2015. Com grande população de imigrantes árabes, cerca de 12 milhões, o Brasil é considerado pela Emirates Publishers Association um dos principais mercados-alvo dos Emirados Árabes, logo atrás da Argentina com 3,5 milhões de imigrantes árabes, e o México com 1 milhão.

 

Sobre a CBL

Fundada em 20 de setembro de 1946, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) congrega editores, livreiros, distribuidores e creditistas de todo o Brasil com o objetivo maior de valorizar o livro e, assim, desenvolver e ampliar o mercado. As ações para difundir e estimular o hábito da leitura e a democratização do acesso ao livro são as maiores bandeiras da entidade. A CBL organiza alguns dos mais importantes e tradicionais eventos do setor editorial brasileiro, como a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o Prêmio Jabuti, o Congresso Internacional CBL do Livro Digital e a Escola do Livro, além de participar de feiras nacionais e internacionais. Em 2016 a entidade completa 70 anos.

 

Sobre o Brazilian Publishers

Brazilian Publishers (BP) é um projeto setorial de fomento às exportações do conteúdo editorial brasileiro, que resulta de uma parceria entre a CBL e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Criado em 2008, o BP tem como objetivo alavancar a participação global do conteúdo editorial brasileiro. O projeto viabiliza a participação das editoras brasileiras nas principais feiras literárias mundiais, a capacitação do mercado editorial brasileiro e o relacionamento entre seus associados e possíveis compradores, visando ampliar a presença de nossa produção editorial no exterior e fomentar a internacionalização da indústria e do mercado nacional do livro.