BRASIL SE DESTACA POR SUAS SOLUÇÕES NA VIRTUAL EDUCA 2015



BRASIL SE DESTACA POR SUAS SOLUÇÕES NA VIRTUAL EDUCA 2015

 

Cinco empresas brasileiras especializadas em softwares para o segmento de educação estarão presentes, de 22 a 26 de junho em Guadalajara, no México, na edição 2015 da Virtual Educa. A ação integra o projeto de promoção de exportações do setor de software e serviços de TI, desenvolvido em parceria pela Softex com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

 

O evento, patrocinado nesta edição pelo Governo do México, é realizado a cada ano em um país membro da Organização dos Estados Americanos (OEA), que gerencia essa iniciativa multilateral voltada para a realização de projetos inovadores no campo da educação e da formação profissional visando ao desenvolvimento humano. Para a sua realização, conta com o apoio da Virtual Educa, que promove encontros regionais e internacionais, além de fóruns especializados.

 

“Entendemos a Virtual Educa como um evento muito importante para as nossas empresas, por seu foco em mercados da América Latina, uma região estratégica. Somente com a cooperação entre nossos países vizinhos podemos ganhar musculatura e assim nos tornarmos competidores globais. Para isso, é necessário estimular a formação de parcerias entre as nossas empresas e trocar experiências e dados de mercado”, avalia Ruben Delgado, presidente da Softex.

 

Para ele, a Virtual Educa é um parceiro estratégico, pois pode desempenhar o papel de unir e consolidar a América Latina na Educação. “Nossos países têm os mesmos problemas, mas nós também temos soluções que são viáveis para todos”, complementa.

 

Apresentando-se sob a marca Brasil IT+, que identifica internacionalmente o setor de TI brasileiro, Água-Marinha, Positivo, Educandus, Microkids e P3D apresentarão aos visitantes do evento um portfolio extenso e inovador que inclui desde soluções para ensino de programação para crianças, até cursos multimídia e softwares educacionais em realidade virtual.

 

Especializada em informática educacional, a capixaba Microkids, fez sua estreia na Virtual Educa no ano passado e partir dos contatos iniciados durante o evento, fechou seu primeiro negócio na edição regional realizada na Colômbia no último mês de outubro.

 

“Dando continuidade ao nosso plano de expansão internacional, apresentaremos aos visitantes da mostra nossa solução Brincando com Códigos, uma ferramenta para a construção de games no ambiente escolar através do emprego da lógica de programação. Como protagonistas, os alunos planejam, elaboram e tomam todas as decisões, desenvolvendo assim todas as áreas de conhecimento”, destaca Lisalba Camargo, diretora de desenvolvimento da Microkids, acrescentando que a companhia espera localizar durante a Virtual Educa parceiros interessados em distribuir na região a ferramenta, que está disponível em espanhol.

 

Já a pernambucana Educandus levará para a Virtual Educa 2015 seus cursos multimídia para ensino de Matemática e Física, além de seu mais novo produto, o “educandus e-board”, que possibilita, além de jogos baseados nos movimentos corporais, o acompanhamento da curva de crescimento de crianças, podendo detectar problemas em seu desenvolvimento físico.

 

“Tanto as escolas públicas como as instituições de ensino privadas dos países da América Latina apresentam uma forte demanda por soluções capazes de diminuir as lacunas de aprendizagem, como ocorre no Brasil. Acreditamos que a nossa tecnologia pode auxiliar a suprir, em larga escala, essa necessidade”, explica José Valber Costa Cavalcante, diretor comercial da Educandus.

 

Antes da solenidade de abertura, o presidente da Softex participará da reunião anual do Patronato Virtual Educa, órgão de apoio institucional ao evento, integrado por representantes de diversos países membros da OEA. “Esse encontro promove a troca de informações sobre políticas públicas em desenvolvimento na região com o objetivo de alcançar a inclusão através da inovação na educação”, conclui Ruben Delgado.

 

Sobre a Softex – A Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex é gestora, desde a sua criação em 1996, do Programa para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Programa Softex, considerado prioritário pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). É uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como objetivo executar atividades de apoio, desenvolvimento, promoção e fomento para a Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI, sempre pautada pelas seguintes diretrizes: disseminação e auxílio à implantação das melhores práticas em desenvolvimento de software e gestão empresarial, capacitação de recursos humanos para o setor; auxílio à obtenção de recursos financeiros junto a fontes públicas e privadas; produção e disseminação de informações qualificadas sobre e a indústria brasileira de software e serviços de TI; apoio ao empreendedorismo e à inovação; formulação de políticas de interesse do setor; e apoio à criação e ao desenvolvimento de oportunidades de negócios tanto no Brasil como no exterior. O “Sistema Softex” reúne mais de 2.000 empresas de todo o território nacional e é integrado por uma ampla rede formada por 22 Agentes regionais que prestam apoio e orientação local às empresas em seu entorno. As ações da Softex contam com o apoio institucional, técnico e financeiro de diversas entidades, entre as quais ABES, ABDI, Abinee, Abragames, Abvcap, Apex-Brasil, Anprotec, Assespro, BID, BNDES, Brasscom, CNI-SESI-SENAI, CNPq, Embrapa, Fenadados, Fenainfo, Finep, Frente Parlamentar de Informática, IBGE, INPI, SBC, Sebrae,  Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Cultura (MinC), Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

 

Sobre a Apex-Brasil (www.apexbrasil.com.br) – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A Apex-Brasil apoia, atualmente, mais de 11 mil empresas de 81 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros e de formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também produz estudos de inteligência comercial e competitiva com o objetivo de orientar as decisões das empresas nacionais sobre o ingresso em mercados internacionais. A Agência também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil.

 

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