BRASIL SERÁ REPRESENTADO POR 19 EMPRESAS NA FEIRA ISM 2017
O Brasil estará representado por 19 empresas com exibição de 20 lançamentos na ISM 2017, uma das mais importantes feiras de confectionery do mundo. A participação nacional no evento é fruto do Brasil Sweets and Snacks, projeto setorial de promoção de exportação desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB) e a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O evento será realizado em Colônia, na Alemanha, de 29 de janeiro a 1º de fevereiro e contará com a presença de milhares de visitantes de todo o mundo.
Brasil Sweets and Snacks é o Projeto de promoção às exportações da indústria brasileira de confectionery e snacks, parceria entre Abicab – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim, Balas e Derivados e a Apex-Brasil. Juntas promovem a participação do setor em feiras internacionais, projetos compradores e missões entre outras atividades desde 1998. As empresas exportadoras estão presentes em mais de 140 países, consagrando o Brasil como um trader global no setor.
Reformulada em 2016, um ano após a fundação da associação, a marca Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes resulta da posição da indústria com vistas à promoção de seus produtos no mercado internacional. A iniciativa também denomina a parceria entre a ABIMAPI e a Apex-Brasil, que juntas atuam em favor das exportações desde o ano 2000, quando o setor estava representado pelo Sindicato das Indústrias de Biscoitos e Massas Alimentícias no Estado de São Paulo (SIMABESP). Com mais de 15 anos de existência, a parceria ABIMAPI e Apex-Brasil promove 40 empresas que representam cerca de 70% das exportações nacionais destinadas a mais de 80 países nos cinco continentes.
Milena Boggio, que agora assume a vice-presidência do setor de Exportação da ABICAB comenta sobre a relevância do evento. “A ISM permanece como a Feira mais importante do nosso setor. Com uma ampla oferta de produtos, que inclui chocolates, balas, biscoitos e matéria-prima, o evento reflete a maior oferta de doces e snacks do mercado mundial e o Brasil não pode ficar de fora dessa vitrine”, afirma. “As expectativas para a próxima edição são muito boas para as empresas brasileiras com oportunidades reais de desenvolvimento de novos clientes e novos mercados, além de acesso a tendências e estudo de concorrentes. O evento também é um meeting point para o fortalecimento dos relacionamentos já estabelecidos”, complementa a vice-presidente. Na última edição, US$ 4,2 milhões foram gerados em negócios com empresas brasileiras. Cerca de 38,5 mil visitantes estiveram no evento, que possibilitou a realização de 626 contatos.
Já a ABIMAPI terá seis empresas expositoras do setor – Bauducco, Bela Vista, Dallas, Marilan, M Dias Branco e Visconti, além de uma empresa em prospecção, a Piraquê. Na edição de 2016, foram realizados 472 contatos, sendo Austrália, Coréia do Sul, EUA, Palestina, Japão, Marrocos e Uruguai os principais países interessados. Os negócios fechados renderam US$ 1,5 milhão com expectativa de chegar a US$ 4 milhões em até 12 meses. Para este ano são esperados US$ 5 milhões em negócios.
Claudio Zanão, Presidente da ABIMAPI afirma que a participação das empresas da ABIMAPI na ISM é de extrema importância. “Iniciamos o ano impulsionando as exportações do nosso setor. Apesar de ocorrer na Alemanha, a feira atrai compradores e distribuidores de todo o mundo e nossos associados compreendem a relevância do evento pela qualidade e diversidade dos contatos firmados. Notamos particular interesse de países do Norte da África e Oriente Médio, que são os mais frequentes em visitação”.
Lançamentos da indústria brasileira
Na 29ª. edição da Feira, as empresas associadas à ABICAB presentes são: Berbau, Chocolates Garoto, Docile, Dori, Embaré, Enova Foods, Harald, Montevérgine, Neugebauer, Peccin, Jazam, Riclan e Simas. Entre os lançamentos e destaques, no total, serão mais de 20 produtos exibidos na ocasião.
EMPRESA |
NOVIDADES |
Fiesta Mix: novidade de balas duras, recheadas e mastigáveis e pirulitos sortidos em embalagem de 1,7kg
|
|
|
Pastilhas Minty, Mini Maxmallows, nova embalagem do Rolly Mints e novos formatos de Gelatines em embalagem de 1kg
|
Baton Creme de Morango, Chocolate Branco com Biscoito Negresco, Nova Caixa de Bombons com 19 sortidos sendo 12 variedades brasileiras, Talento de Chocolate Branco com Doce de Leite Crocante e Bombom de Chocolate com recheio de Amendoim Crocante
|
|
Ducrem sabor Tutti-Frutti, sucesso no universo das crianças, e Ducrem sabor Morango com leite condensado, que faz os gostos nas festas infantis
|
|
|
Wafer Roll em embalagem de 20g, sugestão para lancheiras infantis
|
Chocolates Ever, utiliza conceito moderno e ingredientes refinados. Chocolates Quattro, propõe entregar uma leveza ao consumidor. Chicletes Vampirito, apresenta formato inovador por ser drageado e por possuir recheio líquido com um apelo para divertir seu público-alvo
|
|
Pirulitos PopMania Maxxi 28g com coloração de língua e recheio de goma de mascar nos sabores cereja e framboesa
|
|
Pirulitos CherryPop no sabor de algodão doce tem duas cores, rosa e azul, e é preenchido com goma de mascar, Super CherryPop Mix, com cinco sabores diferentes, Sweet Discs Candies, com 8 cores e sabores diferentes e Pirulitos Chocomelo Chocolate, com recheio de caramelo ao leite
|
Mercado externo
Diversas indústrias do setor registraram aumento nas exportações neste ano. Harald, Simas e Enova Foods, cresceram em 10%, 20% e 75%, respectivamente. Sem lançamentos este ano, a Harald alavancou as vendas para a Argentina e aumentou as operações com Bolívia e Paraguai e a Enova Foods registrou aumento de cinco países no portfólio. Já a Embaré apostará na ampliação da capacidade produtiva da linha de balas mastigáveis voltadas para o mercado externo, tendo como alvos os EUA e a Rússia.
A estratégia da Dori para o mercado externo é exportar gomas de amido, gomas de gelatina, pirulitos duros e mastigáveis e balas duras. A exportação da empresa é realizada de forma direta ao varejo, com distribuidor exclusivo em cada mercado-alvo. Essa prática vai de encontro com a mesma tática da Neugebauer, que possui a expectativa de abrir novos mercados durante o evento.
Entre os mercados conquistados recentemente pelas empresas, estão: Argélia, Cabo Verde, Coreia do Sul, Etiópia, Guiné, Haiti, Ilhas Mauricio, Itália, Líbia, Marrocos, Nigéria, Omã, Portugal, Qatar, Reino Unido, Rússia, São Tomé, Sudão e Tanzânia.
Sobre a ABICAB
A ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados – foi fundada em 1957 com o objetivo de responder pela política do setor junto às esferas públicas e privada, tanto no Brasil quanto no exterior. Suas diretrizes são voltadas para a valorização destas indústrias. Atualmente, a ABICAB engloba a cadeia produtiva brasileira, representando 92% do mercado de chocolates, 70% do mercado de balas e confeitos, 80% do mercado de amendoim e 100% do mercado de cacau. Dentre as principais atividades desenvolvidas em prol do fortalecimento e desenvolvimento do setor, destaca-se o Projeto Brasil Sweets and Snacks, criado em março de 1998, que tem por objetivo promover os produtos brasileiros no mercado externo, por meio de parceria com a Apex-Brasil.