BRASILEIROS ESPERAM US$ 9,7 MILHÕES NA COSMOPROF BOLOGNA



BRASILEIROS ESPERAM US$ 9,7 MILHÕES NA COSMOPROF BOLOGNA

 

Entre os dias 18 e 21 de março, o Beautycare Brazil – realização da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) – viabilizou a presença de 19 empresas nacionais na Cosmoprof Bologna, a mais tradicional e importante feira do setor na Europa. A participação brasileira resultou em uma expectativa de geração de mais de US$ 9,7 milhões em negócios nos próximos 12 meses. Em apenas quatro dias, foram realizados 946 contatos comerciais.

 

Gueisa Silvério, gerente do projeto Beautycare Brazil, destaca a inovação do formato de apoio do projeto para empresas expositoras como um dos pontos altos da participação deste ano. “Pela primeira vez elas estavam separadas em cinco diferentes pavilhões, em uma área total de 322m². Por se tratar de uma feira setorizada, o apoio por categoria de produtos foi muito importante, pois os visitantes e compradores que buscam por um produto específico transitam pelos corredores do pavilhão dedicado à respectiva categoria”, explica Gueisa, que acrescenta: “A aceitação desse novo formato foi unânime entre as empresas, que ganharam com mais visibilidade de seus produtos no evento”.

 

Outro ponto que merece destaque nesta edição da Cosmoprof Bologna foi a agenda com um comprador da Rússia, viabilizada em parceria com o escritório da Apex-Brasil em Moscou. “Foi uma grata surpresa para nós contarmos com a visita deste representante russo, que realizou 12 reuniões e ficou muito bem impressionado com os produtos das nossas empresas”, informa Milena Babayan, do escritório da Apex-Brasil na Rússia.

 

Todas as 19 participantes deste ano sinalizaram a intenção de estarem na 50ª edição da Cosmoprof Bologna, em 2017. Para Rodolfo de Barros, da Anna Haven, a participação na feira foi muito satisfatória. “Pudemos fazer contatos com representantes de vários lugares do mundo, com os quais nunca imaginávamos fazer e, por esta razão, as minhas expectativas são as melhores possíveis, e tenho certeza que até metade deste ano já devemos concretizar algumas vendas”, diz.

 

Primeira vez que participa de uma feira internacional, Rodrigo Goecks, da Yenzah, que já exporta para os Estados Unidos, comemora o fato de vislumbrar novas oportunidades de exportação. “Estabelecemos muitos contatos que nos abrem portas para outros mercados compradores, como Oriente Médio, Europa e o restante do mundo”, informa o executivo. “Como aprendizado, a feira valeu muito pelas trocas de ideias e de posicionamento de mercado com representantes de outros países”, finaliza.

 

Vale lembrar que a Cosmoprof Bologna é o mais tradicional e importante evento do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) da Europa e esta é a 15ª participação do Beautycare Brazil. Em ordem alfabética, são as seguintes empresas brasileiras que participaram desta edição 2016: Anna Haven, Bio Natur Api, Bionat, Brazilian Oils, Brazilian Secrets Hair, De Sírius, Goz Cosméticos, Honma Tokyo Professional, Kaedo Cosméticos, Kostume, Macaúba Brasil, Mundial/Impala, Ng de France, Prolab Cosmetics, Sweet Hair, Tech Line, Tutanat, Vidal Life e Yenzah.

 

Exportações do setor de HPPC em 2015

 

De acordo com dados apurados pela equipe de Inteligência de Mercado da ABIHPEC, no ano passado as companhias participantes do Beautycare Brazil exportaram para 97 países, resultando na marca de US$ 162,6 milhões em vendas para o exterior. Esse valor alcançado pelo projeto setorial corresponde a 22,7% do total apresentado pelo setor brasileiro de HPPC. Considerando especificamente as negociações com a Europa – cenário de destaque da Cosmoprof Bologna – as empresas participantes do Beautycare Brasil alcançaram um resultado de aproximadamente US$ 20 milhões, em 2015, enquanto o setor de HPPC, como um todo, exportou cerca de US$ 31,3 milhões no mesmo período para o continente europeu.