BRASILEIROS SATISFEITOS COM FEIRA CALÇADISTA NA CHINA



BRASILEIROS SATISFEITOS COM FEIRA CALÇADISTA NA CHINA

Bons resultados e contatos potenciais marcaram a participação das 11 marcas brasileiras que participaram da CHIC, feira que ocorreu em Xangai, na China, de 16 a 18 de março. Beira Rio, Moleca, Modare, Molekinha, Vizzano, Kidy, Democrata, Stéphanie Classic, Rio Couture, Sapatoterapia e Amazonas Sandals saem com boas expectativa do evento. Para as empresas apoiadas pelo Brazilian Footwear – programa de incentivo às exportações de calçados desenvolvido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calcados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – a feira gerou US$ 1,3 milhão entre negócios imediatos e esperados para os próximos seis meses. Passaram pelos estandes brasileiros 280 importantes importadores da China, Polônia, Taiwan, Rússia, Estados Unidos, Botsuana, Vietnã, África do Sul, Ucrânia, Índia e Arábia Saudita.

Segundo Roberta Ramos, gestora de projetos da Abicalçados, a feira mostrou que as empresas estão começando a sentir o resultado do trabalho feito no país e que os compradores chineses procuram mais pelos produtos brasileiros. "Entendemos que o mercado chinês apresenta muitas oportunidades, mas que é preciso um esforço maior para conseguir iniciar o relacionamento e colocar as nossas marcas dentro das grandes companhias chinesas", destaca. A gestora se reuniu com algumas empresas, como o grupo JD.com, em Pequim, e Balabala, em Xangai, para apresentar as marcas do Brazilian Footwear e buscar oportunidades.

 

Avaliação

"Notamos uma melhoria na qualidade dos contatos e esperamos evoluir o relacionamento com esses potenciais compradores. Além disso, alguns clientes que compraram a nossa marca no semestre passado voltaram e devemos fechar pedidos nos próximos dias", comenta Fábio Spohr, diretor da Stéphanie Classic.

Em sua segunda participação na CHIC, a Kidy termina a feira com a sensação de dever cumprido. Segundo Rodrigo Nunes, gerente de exportação da empresa, a meta foi alcançada. "Viemos com o propósito de encontrar um parceiro e conseguimos fechar com uma rede que possui 170 lojas na China, o que nos ajuda não somente a nos estabelecer no mercado, mas na promoção e fidelização da nossa marca", frisa Nunes.

 

 
Preparação para o mercado

Com o objetivo de ajudar a empresas a se prepararem para os desafios do mercado chinês, o Brazilian Footwear promoveu um seminário um dia antes da feira (15). Com a participação dos representantes das marcas, a consultora de mercado Li Xia apresentou algumas informações do mercado local e provocou os participantes a pensar no porquê de investir na China e como fazer. "Nosso objetivo é encontrar o melhor posicionamento para cada uma das marcas brasileiras. Os chineses ainda conhecem muito pouco do Brasil, então precisamos mostrar a identidade do Made in Brazil e reforçar a qualidade, o custo-benefício e os diferenciais dos produtos", diz Li Xia. O encontro contou ainda com a participação de Lin Sen, da Ocean East International Logistics,  que falou sobre os diferentes sistemas de logística.