BRAZIL SUGARCANE BIOENERGY SOLUTION FAZ MISSÃO À COSTA RICA



BRAZIL SUGARCANE BIOENERGY SOLUTION FAZ MISSÃO À COSTA RICA

O Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution, parceria entre o Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) promove nos dias 2 e 3 de junho, missão comercial em Guanacaste, Costa Rica. A ação tem como objetivo promover produtos, equipamentos, soluções e a tecnologia do setor sucroenergético brasileiro na América Central.

 

Nesta missão, 29 empresas brasileiras irão mostrar as vantagens e os benefícios dos produtos brasileiros para todo o processamento da cadeia produtiva da cana-de-açúcar.

 

Com seis regiões produtivas na Costa Rica, cerca de 50% da produção de cana-de-açúcar se concentra na região de Guanacaste, onde estão instaladas as quatro principais usinas do país: Taboga, CATSA, El Palmar e El Viejo. O país produz em média, por safra, quase 4,5 mil toneladas por ano. As usinas El Viejo e Taboga já operam na produção de energia excedente, através de cogeração.

 

“Observamos um mercado promissor para produção de produtos derivados da cana-de-açúcar na Costa Rica e, com certa frequência fazemos missões prospectivas no país onde constatamos que usinas de várias regiões apostam no aumento de produção de açúcar, etanol e biomassa”, disse o diretor executivo do Apla, Flavio Castelar.

 

Além dos encontros de negócios, o Projeto Brazil Sugarcane realiza palestras técnicas do diretor do Centro de Cana do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Marcos Landell e dos especialistas do setor costa-riquenho, Geovanni Dias, da usina Toboga e Laura Aguero, representante dos engenhos El Viejo e Carbono Neutro. Os participantes brasileiros também terão oportunidade de fazer visita técnica na Usina El Viejo.

 

 

Sobre o Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution

 

Em dezembro de 2006, o Apla e a Apex-Brasil iniciaram o Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution – parceria para promoção das tecnologias, máquinas, equipamentos e serviços para produção de bioenergia em diversos continentes visando à expansão do comércio de toda a cadeia produtiva do setor sucroenergético.

 

Através dessa parceria, foi implantado um planejamento estratégico que resultou em diversas ações, estudos de mercado, análise da competitividade, mapeamento de novos projetos, participações em palestras, conferências, feiras, congressos, visitas e rodadas de negócios – conjunto de ações determinantes para o considerável crescimento na geração de negócios internacionais relacionados ao setor da cana-de-açúcar.

O Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution agrega empresas e instituições públicas e privadas ligadas ao setor sucroenergético, cobrindo a cadeia agroindustrial da cana-de-açúcar desde o desenvolvimento de tecnologias industriais e agrícolas, fabricação de máquinas e equipamentos, desenvolvimento de variedades de cana e prestação de serviços diversos, até a participação efetiva no desenvolvimento e estruturação de mercados. Além de possuir um expressivo número de plantas processadoras de cana, respondendo por um percentual significativo da produção do setor. 

 

Aumentar o faturamento real dos integrantes do projeto, atrair oportunidades de negócios para o Brasil, maximizar a vantagem competitiva para as empresas brasileiras, fortalecer a geração de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e sua aplicação no setor, promover produtos, serviços, tecnologias nos mercados externos, e desenvolver parcerias estratégicas com instituições nacionais e internacionais em sintonia com as demandas do mercado, são alguns dos objetivos do Projeto Sugarcane Bioenergy Solution.

 

 

Assessoria de Imprensa: Luciana Corrêa (MTB 31881)

Telefone: (19) 3402-5573

E-mail: assessoria@ozoniopropaganda.com.br