BRAZILIAN BRANDS PARTICIPA DA LICENSING EXPO 2015



BRAZILIAN BRANDS PARTICIPA DA LICENSING EXPO 2015

 

Criado em 2013, o Brazilian Brands é um projeto setorial de fomento às exportações de marca, imagem ou propriedade intelectual e artística registradas e criadas no Brasil. E é com o objetivo de gerar novos negócios aos empresários brasileiros deste segmento que o Brazilian Brands participará da Expo Licensing 2015, maior feira de licenciamentos do mundo que conecta os profissionais mais influentes do setor do entretenimento, moda, artes e outras áreas com fabricantes de bens de consumo, licenciados e varejistas de todo o mundo. A iniciativa é resultado da parceria firmada entre a Associação Brasileira de Licenciamento (ABRAL) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para gerar novos negócios aos empresários brasileiros deste segmento.

 

O projeto prevê a participação de empresas (licenciadores e agentes licenciadores) que atuam em território nacional e que comercializam marcas, licenças ou personagens de origem brasileira no estande Brazilian Brands da Licensing Expo 2015.

 

Além de trazer novos caminhos para as exportações de marcas e personagens oriundos do Brasil, o Brazilian Brands tem o objetivo de promover a imagem e o posicionamento do País no exterior, mostrando aos mercados internacionais a capacidade brasileira na criação e comercialização deste tipo de produto. É a plataforma ideal para licenciadores e agentes licenciadores brasileiros internacionalizarem suas atividades, adquirirem know-how para participar de outras ações internacionais e negociar a venda de direitos autorais para outros países.

 

Todas as ações desenvolvidas pelo Brazilian Brands seguem um planejamento estratégico e são validadas pelo Comitê Gestor, composto por membros da ABRAL e da APEX-Brasil.

 

As empresas têm diversas vantagens ao participarem do projeto, pois fazem parte de uma ação pioneira no setor de licenciamentos, entram no mercado internacional de forma planejada e acompanhada por especialistas, adotam práticas internacionais de marketing e comércio, além de terem um investimento baixo se comparado à iniciativa individual e isolada em ingressar no mercado estrangeiro.

 

 

Sobre a ABRAL

 

Constituída em 1998, a Associação Brasileira de Licenciamento (ABRAL) é uma entidade sem fins lucrativos que reúne todas as plataformas do negócio no Brasil: licenciadores, agentes licenciadores, licenciados (fabricantes e varejistas), entre outros segmentos envolvidos direta ou indiretamente com o mercado de licenciamento de marcas, imagem ou propriedade intelectual e artística registrada.

 

Divulgar, defender e promover o desenvolvimento do licenciamento sempre foi o principal objetivo das diretorias que ao longo destes anos conduziram a ABRAL.

 

Em outubro de 2012, uma nova diretoria assumiu a administração da entidade com o objetivo de desenvolver ferramentas e conteúdo. Foi criado um novo modelo de gestão que prevê a disseminação do negócio no Brasil perante os mais diversos segmentos da economia nacional e, consequentemente, o fortalecimento do mercado nacional de licenciamento em médio prazo.

 

Sobre a Apex-Brasil

 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos.

 

A Apex-Brasil apoia, atualmente, cerca de 13 mil empresas de 81 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros e de formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também produz estudos de inteligência comercial e competitiva com o objetivo de orientar as decisões das empresas nacionais sobre o ingresso em mercados internacionais.

 

A Agência também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil. O objetivo é atrair capitais produtivos de empresas estrangeiras que possam incorporar inovações tecnológicas e novos modelos de gestão de negócios e adensar cadeias produtivas.