BRAZILIAN CONTENT DESEMBARCA EM CANNES COM DELEGAÇÃO DE 40 PRODUTORAS PARA O MIPCOM2017



BRAZILIAN CONTENT DESEMBARCA EM CANNES COM DELEGAÇÃO DE 40 PRODUTORAS PARA O MIPCOM2017

Fazer contatos, buscar parcerias, firmar negócios e voltar para casa com novas ideias recheando a mala. Essa é a proposta do MIPCOM, o mais importante evento de audiovisual do mundo, onde o Brasil desembarca com uma delegação maior do que nas duas últimas edições. As mais proeminentes produtoras do mercado nacional participam do evento em Cannes, entre os dias 16 e 19 de outubro. Antes, no fim de semana, nos dias 14 e 15, entra em cena também o MIPJunior, cujo foco é conteúdo infantil. A participação brasileira é viabilizada pelo Brazilian Content, projeto de exportação realizado pela Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex- Brasil).

Este ano, o número de empresas brasileiras participantes saltou para 40, frente os 34 de 2015 e 38 em 2016, o que mostra um clima de otimismo entre os profissionais do audiovisual brasileiro, apesar do cenário econômico ainda instável no país. Serão 56 empresários este ano, contra 49 representantes de empresas na última edição. Além disso, oito produtoras participam do MIPCOM pela primeira vez – Animaking, Capelini Filmes, Plateau Filmes, Pushstart, Raven, Red Studio e UP!

“Mesmo tendo sido um ano difícil para muitos setores no Brasil, há expectativas de crescimento para os negócios no audiovisual. Nosso histórico no MIPCOM mostra que muitas das empresas que participam do evento acabam fechando negócios a partir de contatos iniciados lá”, diz Rachel do Valle, gerente executiva do Brazilian Content.

As rodadas de negócios começam na terça-feira, dia 17, às 9h, com um café da manhã com a delegação argentina. Nos dias seguintes, seguem-se, no mesmo horário e com o mesmo formato, reuniões com representantes de Israel e Reino Unido (na quarta-feira) e China (na quinta). Graças a acordos bilaterais de produção audiovisual firmados este ano entre Brasil e Israel, Reino Unido e, mais recentemente, China, há expectativa de que haja acertos para futuras parcerias durante o evento.

O Brazilian Content também promove encontros com representantes de eventos da área que acontecem em outras cidades do mundo. As reuniões vão se desenrolar no stand do programa na feira, com agendamento prévio. O meeting com o NATPE, um dos principais mercados de conteúdo para TV do mundo e que acontece em Miami, está marcado para o dia 17, das 15h às 16h. Já representantes do MIFA, evento integrado ao Festival Internacional de Animação de Annecy, voltado a produtores de animação e que ocorre em junho na cidade francesa, estarão à disposição das 11h às 12h do dia 18. O encontro com Kidscreen, feira que também tem sede em Miami e dedica-se a animações e live actions voltadas ao público infantil, será no dia 17 às 17h.

Durante o MIPJunior, será divulgado o vencedor do pitch internacional do evento, que se destina a criadores e produtores audiovisuais que buscam financiamento para seus projetos.

O que vem por aí

Além de firmarem parcerias e fecharem novos negócios, as 40 produtoras brasileiras que vão participar do MIPCOM prometem apresentar novidades em breve. A TV Pinguim, por exemplo, está trabalhando em uma coprodução com o Canadá, enquanto a Boutique está produzindo uma nova temporada da série 3% com a Netflix. Já a LUVA, que saiu vencedora do pitch do MIPJr no ano passado com a animação “O Que É?/ The Meaning Of”, volta ao evento este ano.

Produtoras participantes

As produtoras 2DLab, 44 Toons, Alopra Estúdio, Animaking, Belli Studio, Boutique Filmes, Bromélia Produções, Cabong Studios, Capelini Filmes, Chatrone, CINE Group, Conspiração Filmes, Copa Studio, Cygnus Media, Dogs Can Fly Licensing, DUE Produções, ELO Company, Estúdio Giz, FM Produções, Grifa Filmes, INPUT | artesonora, LUVA, Mixer Films, Moonshot Pictures, Panorâmica, Plateau Filmes, Prodigo Films, PUSHSTART, Raven Filmes, Red Studio Brasil, Sato Company, Sétima Cinema, Singular, Split Studio, Synapse, Tortuga Studios, TV Pinguim, Visom Digital, Zeste e Zola integram a delegação do Brasil. Representantes do Rio Content Market também juntam-se ao grupo.

Sobre o Brazilian Content

O Brazilian Content é o programa internacional da Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), criado em 2004 e realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Com o objetivo de promover o conteúdo audiovisual independente no mercado internacional, o Brazilian Content viabiliza parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras (por meio de coproduções, vendas e pré-vendas para canais de TV, internet, telefonia celular e mídias digitais). O Brasil hoje é considerado um importante mercado no cenário internacional e integra o plano de negócios de coprodução de inúmeras TVs e produtoras.

Sobre a Brasil Audiovisual Independente (BRAVI)

A BRAVI reúne produtoras independentes de conteúdo audiovisual para televisão e mídias digitais e possui mais de 600 associados em 18 unidades da Federação, nas cinco regiões do Brasil. Fundada em 1999, a associação atua fortemente para o desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro e representa o setor em diversos fóruns de debates públicos e privados. Com uma estrutura profissional e reconhecida representatividade nacional, a BRAVI também participa ativamente das regulamentações do mercado audiovisual, incentivando a produção e novos modelos de negócios, além de oferecer capacitação especializada ao produtor independente. Por meio de relevantes parcerias institucionais, apoia a participação do empresário brasileiro no mercado audiovisual internacional.

 

Informações para a imprensa

2PRÓ Comunicação- bravi@2pro.com.br
Myrian Vallone- myrian.vallone@2pro.com.br
Livia Scatena- livia.scatena@2pro.com.br
Ana Carolina Barbosa- ana.carolina@2pro.com.br
Paula Giffoni- paula.giffoni@2pro.com.br
Tel. 55 (11) 3030.9400 /3030.9404
www.2pro.com.br
Twitter: @2procom
Outubro/2017