BRAZILIAN DIRECTORS SHOWCASE GERA NEGÓCIOS PARA PRODUTORAS



BRAZILIAN DIRECTORS SHOWCASE GERA NEGÓCIOS PARA PRODUTORAS

O “Brazilian Directors Showcase” começa a gerar resultados para as produtoras brasileiras, com os primeiros contratos de produção já fechados. O evento da FilmBrazil, plataforma de internacionalização do audiovisual desenvolvida pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais – APRO em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, levou novamente um seleto grupo de diretores brasileiros para se apresentarem em Los Angeles (California) e ainda contou com uma edição piloto durante o SXSW, em Austin (Texas). Os primeiros acordos com as empresas brasileiras totalizam US$ 300 mil e a expectativa é que a geração de negócios para as produtoras envolvidas atinja US$ 3 milhões nos próximos 12 meses.

Nos encontros, diretores e representantes das produtoras Academia de Filmes, Bando, Barry Company, Big Bonsai, Conspiração, Consulado, Iconoclast, Lobo, Paranoid e Prodigo tiveram a oportunidade de apresentar talentos brasileiros e trabalhos a potenciais clientes internacionais (agências de publicidade e anunciantes). Além das produtoras de imagem, também participaram neste ano pela primeira vez produtoras de áudio A Voz do Brasil, Jamute e Satélite. A curadoria do “Brazilian Directors Showcase” foi de Renato Fernandez, Chief Creative Officer (TBWA\Chiat).

Algumas das agências convidadas que estiveram no “Brazilian Directors Showcase” foram: McCann NY; Y&R NY; Droga5 NY; 180LA; VLM; DIGITAS LBI; BBDO Chicago; 72andSunny; Deutsch; TBWA\CHIAT; Mullen LOWE; Venables Bell & Partners; GSD&M; PUBLICIS Detroit e Sanders/Wingo.

Segundo Paulo Roberto Schmidt, presidente da APRO, a realização do “Showcase” e o contato que proporciona entre as empresas e o seu principal mercardo internacional, mostra-se mais uma vez de grande valia para a produção audiovisual nacional. “Trata-se de um projeto que nasceu há bem pouco tempo e que já integra o calendário anual de eventos imperdíveis para a expansão internacional desta ala de nossa economia criativa”, diz. Para ele, os talentos brasileiros da produção audiovisual não estão deixando nada a desejar quando se trata de se vender lá fora.

Christiano Braga, gerente de Exportação da Apex-Brasil, reforça a importância do incentivo à exportação dos serviços das empresas de audiovisual em grandes plataformas internacionais. “É fundamental a presença do setor em ações como o ‘Brazilian Directors Showcase’, seja com foco na realização direta de negócios ou na exposição de nossos conteúdos e empresas. É por meio destas ações que o Brasil ganha relevância mundial e se destaca como um parceiro relevante para diversos mercados internacionais”, afirma.

a gerente executiva da FilmBrazil, Marianna Souza, que coordenou as empresas brasileiras nos eventos, a receptividade às produtoras nacionais segue em alta, haja vista a grande participação das principais agências de publicidade dos Estados Unidos nos encontros. “Ao longo dos últimos anos, construímos um relacionamento sólido com importantes ‘decision makers’ desse mercado. Mais do que apenas promover o Brasil e os nossos talentos, hoje esses parceiros conseguem enxergar vantagens competitivas de se trabalhar com o Brasil. Foi visível a diferença na receptividade que tivemos nos convidados dessa edição”, afirma.

 

Sobre a FilmBrazil

A FilmBrazil, plataforma de internacionalização do audiovisual brasileiro desenvolvida pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais – APRO, nasceu em 2003. Seus principais objetivos são promover as produtoras e talentos brasileiros no exterior, fortalecer a imagem do País no mercado externo e proporcionar aos parceiros internacionais todo o suporte necessário para a produção de filmes publicitários no Brasil.

 

Mais informações:

Edianez Parente – Gerência de Comunicação e Marketing APRO- Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais

E-mail:

edianez@apro.org.br

comunicacao@apro.org.br

Fone: 11 3089-9605