BRAZILIAN FLAVORS MOSTRA A QUALIDADE DOS PRODUTOS DO BRASIL
O Projeto Setorial Brazilian Flavors, parceria da Associação Brasileira dos Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (A.B.B.A.) com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), comemora com entusiasmo o sucesso do Brazilian Flavors Day America, rodada de negócios organizada em São Paulo, no dia 12 de novembro, com 13 compradores convidados, de 10 países americanos: Antígua, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Nicarágua, Paraguai, Peru, Uruguai e Trinidad & Tobago. O evento totalizou 198 reuniões, com as 23 empresas associadas ao projeto que participaram da rodada. Os resultados preliminares são animadores: mais de US$ 650 mil foi o montante financeiro gerado com estimativa de alcançar US$ 5 milhões nos próximos 12 meses.
A aprovação do evento foi unânime, em todas as avaliações entregues por parte das empresas estrangeiras e dos produtores brasileiros. Todos, sem exceção, elogiaram o excelente nível das reuniões, a pré-seleção das empresas (que garantiu o tom produtivo de todas as reuniões, com os compradores de fato interessados nas categorias de produtos apresentados) e o profissionalismo que permeou toda a organização. As empresas brasileiras destacaram o alto nível dos compradores convidados e estes, por sua vez, mostraram-se satisfeitos com a qualidade e a diversidade dos produtos brasileiros que ali conheceram.
Conceito e diversidade
Em sua primeira viagem ao Brasil, Cenk Apa Valencia, da Inversiones Euro Asia (Colômbia), diz ter ficado muito bem impressionado com tudo o que viu e provou na rodada. "Vim com uma expectativa elevada, motivado pela imagem de um Brasil produtor de muita qualidade. No entanto, a impressão que tive nessas várias reuniões no Brazilian Flavors Day America foi muito superior à minha expectativa”, revela Valencia, entusiasmado com as possibilidades de negócios. O conceito de vários produtos e o valor agregado que justifica a alta qualidade de vários itens degustados chamou a atenção do comprador colombiano. Como exemplos, cita as bebidas a base de cana de açúcar da Acana, os sucos funcionais da Luminus, a variedade de itens lights da Lightsweets, das bebidas da Stock, entre outras. "Gostei muito de tudo o que vi e experimentei. Vários são muito promissores no mercado colombiano", conclui o comprador.
Para Daniel Feferbaum, da Luminus, a pré-seleção foi fundamental para o sucesso do Brazilian Flavors Day America. “Todos os compradores eram realmente interessados nas categorias de produtos apresentados e com grande potencial de negócios”, afirma o produtor, destacando que conseguiu passar aos compradores o conceito dos seus sucos funcionais, elaborados com nutrientes importantes à saúde. “Pude mostrar a base científica dos produtos, os estudos desenvolvidos, e isso os encantou”.
“Melhor impossível”, avalia Liana Baggio, da Baggio Café. “O evento foi excelente em organização, do começo ao fim, e todas as reuniões foram muito produtivas e com muito potencial de negócios”, conclui a produtora, que na véspera do Brazilian Flavors Day America recebera mais um prêmio de excelência da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC).
Célia Bentaleb, gerente de vendas internacionais da Bazzar, também avalia positivamente a realização e os negócios que virão em consequência desses encontros produtivos. “Com certeza esta rodada nos ajudará a entrar no mercado peruano, com o qual estamos negociando há meses”, prevê.
Projeto Setorial Brazilian Flavors
O Projeto Brazilian Flavors é uma parceria entre a A.B.B.A. e a Apex-Brasil, criado para abrir oportunidades de negócios no exterior para os alimentos e bebidas industrializados do Brasil, de empresas associadas ao Projeto, que tenham diferenciais de qualidade e potencial nos diferentes mercados.
Há mais de 8 anos em atividade, o Projeto Setorial Brazilian Flavors tem seu convênio com a Apex-Brasil renovado a cada biênio e desenvolve diversas ações para a promoção dos produtos brasileiros no mercado exterior – como participações em feiras internacionais e em rodadas de negócios, realização de festivais e de ações de degustação dos produtos em redes internacionais, entre outras. O apoio da Apex-Brasil também possibilita às empresas associadas ao projeto a participação em cursos e seminários sobre adequações necessárias à atividade exportadora.
Para fazer parte do Projeto Brazilian Flavors, as empresas interessadas (necessariamente produtoras brasileiras de alimentos e bebidas que tenham intenção de exportar) devem procurar a A.B.B.A. nos telefones: (11) 5082-3862 e 5571-7290.
Mais informações à imprensa sobre o Projeto Brazilian Flavors:
Débora Ribeiro – jornalista responsável: MTb 16.593 / F. (11) 98415-0593 / 3083-4093
ECO de Informação – assessoria e projetos em comunicação
assessoria de imprensa Projeto Brazilian Flavors