BRAZILIAN LEATHER REÚNE MAIS DE 20 CURTUMES EM NOVO HAMBURGO
Mais de 20 curtumes, a maioria da região Sul do país, estiveram reunidos ontem, 25 de junho, em Novo Hamburgo/RS. O encontro foi organizado pelo CICB (Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil), entidade que, em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), conduz o Brazilian Leather – projeto de internacionalização do setor.
A reunião teve como foco a apresentação do programa de segmentação das empresas do ramo. A partir de agora, os curtumes que integram o Brazilian Leather serão niveladas, ou seja, classificadas de acordo com sua maturidade exportadora.
Conforme o presidente executivo do CICB, José Fernando Bello, a intenção é profissionalizar cada vez mais as companhias para que elas possam ingressar ou expandir-se no mercado exterior. “Com a segmentação, iremos sinalizar o grau de preparo de cada empresa para exportação. A partir disso, vamos poder identificar com mais exatidão as necessidades para então ajudar a estabelecer estratégias de crescimento no mercado internacional”, explica.
Após a reunião, o grupo participou do workshop ‘Análise de Cenários’, que tratou dos temas macroeconomia, comércio exterior, consumo e varejo, e tendências de consumo de materiais. A capacitação, gratuita, foi realizada por CICB em conjunto com Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados) e Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos). Na ocasião, estiveram presentes cerca de 230 representantes da cadeia do couro e do calçado.