BRAZILIAN RICE DISCUTE ESTRATÉGIAS PARA O SENEGAL



BRAZILIAN RICE DISCUTE ESTRATÉGIAS PARA O SENEGAL

O Projeto Brazilian Rice, parceria da Associação Brasileira da Indústria do Arroz – ABIARROZ e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, tem como objetivo a promoção comercial internacional do arroz industrializado brasileiro e seus derivados. Atualmente participam do projeto 31 indústrias e cooperativas de arroz brasileiras.

 

No dia 20 de abril, segunda feira, empresários ligados ao projeto receberam delegação do Senegal na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul – FIERGS. A delegação que veio chefiada pelo Ministro do Comércio e Indústria, Mr Alioune Sarr, ainda é composta de organizações comerciais, importadores independentes, organizações patronais, totalizando 16 pessoas.

 

As organizações comerciais são: 

·         CCIAD (Câmara nacional de comercio, indústria e agricultura),

·         CNES, (Confederação nacional dos empregadores)

·         CNP (Confederação nacional do patronato), 

·         UNACOIS (União nacional dos comerciantes, industriais e do Senegal)

 

Durante o encontro foram discutidas estratégias de suprimento de arroz para o Senegal que consome 1,3 milhão de toneladas por ano, sendo 1 milhão importada. Segundo o Ministro Mr Alioune Sarr, 90% das importações de arroz estavam representados na comitiva.  O objetivo central da reunião foi de aproximar ainda mais o comércio entre os dos países, vislumbrando o investimento industrial brasileiro na industrialização do arroz em solo senegalês para atender ao mercado de 300 milhões de habitantes do considerando bloco de países da África ocidental.

 

Os empresários brasileiros acreditam que encontros como este e acordos comerciais com os governos de países africanos podem alavancar as exportações do arroz industrializado do Brasil.

 

No ano de 2014 o Senegal foi o 5º maior comprador de arroz do Brasil e é porta de entrada para o arroz brasileiro no Continente Africano.

 

Mais informações
Gustavo Ludwig

BRAZILIAN RICE

Abiarroz | Apex-Brasil
+55 51 9216-7460

Skype: gustavo.ludwig

www.brazilianrice.com.br