BTOBE ABRE INSCRIÇÕES PARA QUARTA EDIÇÃO DO CONCURSO



BTOBE ABRE INSCRIÇÕES PARA QUARTA EDIÇÃO DO CONCURSO

 

Começam nesta segunda-feira, 28 de março, as inscrições para a quarta edição do Concurso BtoBe (Brazilians to Be), uma iniciativa do Texbrasil – Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) – que tem como principal objetivo a descoberta, capacitação e promoção de novos estilistas empreendedores no mercado internacional.

 

Voltado apenas para profissionais já atuantes no mercado, o BtoBe terá uma única categoria: empreendedor de moda – critério adotado desde a edição 2015 do concurso. Podem se inscrever empresas que tenham no máximo cinco anos de existência legal. Sendo assim, o projeto reforça seu objetivo de incentivar e orientar iniciativas jovens e inovadoras, buscando seu crescimento e internacionalização.

 

As inscrições vão até o dia 11 de abril e podem ser feitas pelo endereço www.texbrasil.com.br/pt/servicos/btobe, onde também consta o regulamento.  As empresas devem inscrever apenas um projeto, em um dos segmentos: vestuário feminino, masculino ou unissex, exceto moda infantil. No dia 12 de abril, um júri especializado formado por organizadores do concurso e profissionais do mercado fará a seleção dos três trabalhos vencedores. O resultado será divulgado durante a 1ª edição do BtoBe Demo Day – novo evento do Texbrasil, que visa a apresentar o BtoBe ao mercado como uma plataforma de aceleração de startups de moda, bem como de promoção internacional de negócios – no dia 19 de abril, na cidade de São Paulo.

 

Os estilistas vencedores terão direito a ingressar no Projeto BtoBe, a expor no BtoBe Demo Day 2ª edição – no segundo semestre de 2016 – e ainda participar de um programa de aceleração customizado desenvolvido pela Tropos Lab, consultoria baseada em Belo Horizonte especialista em startups. A aceleradora tem como objetivo submeter os empreendedores a uma grande carga de informações, de modo que possam testar hipóteses sobre suas empresas, seus produtos e clientes, e chegar a um modelo de negócio que seja economicamente sustentável.

 

“Os vencedores receberão consultoria, treinamento e mentoria em temas estratégicos para o crescimento de seus negócios, além de passarem a fazer parte do programa Texbrasil, onde receberão apoio para participar de ações internacionais de negócios”, comenta Evilásio Miranda, gerente de moda e design do Texbrasil.

                                                                                               

Lançado em setembro de 2013, em uma iniciativa do Texbrasil em parceria com a Casa de Criadores, o BtoBe é uma competição anual que veio para substituir o Ponto Zero e ampliar a atuação para profissionais de todo o Brasil. Nas edições anteriores, o projeto incluiu uma categoria para estudantes de moda, que concorriam com uma coleção autoral criada especialmente para o projeto.

 

 

Sobre Texbrasil

O Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, foi criado em 2000 pela Abit em parceria com a Apex-Brasil, para apoiar e preparar as empresas das indústrias têxtil e de confecção interessadas em comercializar seus produtos em outros países. Desde seu lançamento, mais de 1,2 mil empresas utilizaram os serviços do Programa, entre eles encontro com compradores e jornalistas internacionais, participação em feiras e eventos em todo o mundo, ações de capacitação em inovação, sustentabilidade e design, e realização de pesquisas e prospecções de mercado.

 

Sobre a Apex-Brasil

A Apex-Brasil tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos.  A Agência apoia, atualmente, mais de 12 mil empresas de 82 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. Em parceria com entidades setoriais, organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros e de formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. A Apex-Brasil também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos, e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil.