BTVP PARTICIPA DO MIPCOM COM A MAIOR DELEGAÇÃO EM 10 ANOS DE ATIVIDADE
O Brazilian TV Producers, projeto de exportação realizado pela Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV) em parceria com a Apex- Brasil, participa do MIPCOM este ano com uma delegação de 45 empresas e 72 empresários. Considerado o maior mercado de conteúdo audiovisual do mundo, o evento acontece em Cannes, na França, de 13 a 16 de outubro, enquanto o MIPJr será nos dias 11 e 12 de outubro. Com cerca de 14.000 participantes, o MIPCOM representa uma ótima oportunidade para encontrar os mais importantes players do mercado, manter contatos e acompanhar tendências de programação.
Uma história que se mistura com a do BTVP, que esse ano completou dez anos de atividades. Com objetivo de promover o conteúdo audiovisual independente no mercado internacional, o programa viabiliza parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras por meio de coproduções, vendas e pré-vendas para canais de TV, internet, telefonia celular e mídias digitais. “O BTVP teve origem em momento de pouco espaço para a produção independente no Brasil. Saímos em busca de parcerias e fomos bem sucedidos. Hoje o Brasil desperta interesse de vários parceiros internacionais”, explica Marco Altberg, presidente da ABPITV, destacando os projetos de documentário e de animação que surgiram de parcerias com empresas canadenses.
“O apoio da Apex-Brasil tem sido fundamental para o desenvolvimento da indústria audiovisual no mercado internacional. A Unidade de Inteligência Comercial da Agência, por exemplo, é responsável por mapear os mercados-alvos para o programa e utilizamos os resultados do ranqueamento feito esse ano para iniciativas que serão iniciadas no MIPCOM, como três rodadas de negócios exclusivas em nosso estande com a Colômbia, França e Austrália”, explica Rachel do Valle, gerente do BTVP.
Outra atividade idealizada para a delegação brasileira será um jantar com representantes de outros países, que acontece no dia 14. Organizações do Reino Unido, Espanha, África do Sul e Chile já confirmaram presença para o evento em que será apresentado o RioContentMarket 2015, que acontecerá no Rio de Janeiro, de 25 a 27 de fevereiro. Maior evento de produção de conteúdo audiovisual da América Latina aberto à indústria de televisão e mídias digitais, o RioContentMarket chega à quinta edição com resultados crescentes a cada ano.
Entre as produtoras brasileiras que irão ao evento esse ano com a delegação do BTVP estão 2DLab, 44 Toons, Abrolhos Cultura e Entretenimento, Belli Studio, Birdo, Boutique Filmes, Caos Produções, Chatrone, Cinefilm, Cinegroup, Cinerama Brasilis, CISUP, Copa Studio, Cygnus Media, Disco Voador, Elo Company, FM Produções, Gava Produções, Giros, Glaz, Guerrilha Filmes, Il Vagabondo, Inputsom Arte Sonora, Irmãos de Criação, Lightstar Studios, Mauricio de Sousa Produções, Medialand, Mentalize Communication, Mixer, Moonshot Pictures, Oca Content, Panorâmica, Playground Serius Fun, Prodigo Films, Revanche Produções, RT Features, Sato, Spirit Animation Studios, Split Studio, Synapse, Trator Filmes, TV PinGuim, Valu Animation Studios e Visom Digital.
Das 45 produtoras confirmadas, 14 farão sua estreia no evento, o que mostra o crescimento do interesse pelas atividades desenvolvidas pelo BTVP. Entre as estreantes, estão a empresa Caos, do diretor Cao Hamburguer, e Revanche, do produtor Paulo Markun. Um detalhe importante a ser observado é que produtoras de cidades fora do eixo Rio-São Paulo participarão do encontro, como é o caso da Cisup e da Guerrilha Filmes (Belo Horizonte), da Belli Studio (Blumenau), da Lightstar Studios (Santos) e da Spirti Animation Studios (Curitiba). Outro detalhe curioso é que empresas de outros segmentos do audiovisual integrarão a delegação para conhecer melhor as possibilidades de conteúdo, como a Cinemara Brasilis, que tem muitos trabalhos na área de publicidade, a Imputsom Arte Sonora, que vem da área de produção musical, e a RT Features, com forte atuação no cinema. Isso mostra o fortalecimento do mercado brasileiro de produção de conteúdo para a televisão.
Sobre a Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV (ABPITV)
A ABPITV reúne produtoras independentes de conteúdo do audiovisual para televisão e mídias digitais e possui mais de 450 associados de diversas regiões do Brasil. Fundada em 1999, a associação comemora mais de uma década trabalhando pelos seus principais objetivos: auxiliar no desenvolvimento do mercado audiovisual brasileiro, representar o setor em diversos fóruns de debates, incentivar a produção e novos modelos de negócio, analisar e estimular a utilização da legislação do setor, participando ativamente de suas regulamentações e alterações, oferecer capacitação ao produtor e apoiar a atuação do empresário brasileiro no mercado internacional.
Sobre o Brazilian TV Producers (BTVP)
O BTVP é o programa internacional da ABPITV, criado em 2004 e realizado em parceria com a Apex-Brasil. Com o objetivo de promover o conteúdo audiovisual independente no mercado internacional, o BTVP viabiliza parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras (por meio de coproduções, vendas e pré-vendas para canais de TV, internet, telefonia celular e mídias digoitais). O Brasil hoje é considerado um importante mercado no cenário internacional e integra o plano de negócios de coprodução de inúmeras TVs e produtoras.
Informações para a imprensa
2PRÓ Comunicação
abpitv@2pro.com.br
Myrian Vallone / Anne Dias Mércia Araújo
(11) 3030.9461 / 9464