Brasil encerra participação na Zdravo 2018 com boas oportunidades de negócios



Brasil encerra participação na Zdravo 2018 com boas oportunidades de negócios

Fabricantes brasileiras de artigos e equipamentos médicos, hospitalares e de laboratório estiveram na Rússia para representar o Brasil na edição 2018 da Zdravookhraneniye, uma das maiores e mais importantes feiras do setor no país. Organizado entre 3 e 7 de dezembro em Moscou, o evento gerou uma expectativa de negócios de US$ 730 mil para os próximos doze meses. Foram realizados, ao longo da semana, cerca de 121 contatos com compradores e distribuidores diversos. A ida das marcas brasileiras à Rússia é uma das ações do Brazilian Health Devices, projeto setorial executado pela ABIMO em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

“Nossa participação na feira foi indispensável para que pudéssemos entender a dinâmica do mercado russo, que apresenta fortes entraves de certificação. Os contatos e reuniões consolidados durante a feira compõem o passo inicial para a nossa entrada de forma mais facilitada no país”, explicou Larissa Gomes, coordenadora de promoção comercial da ABIMO.

Questões regulatórias de fato foram apontadas como entraves. “É um país com um grande mercado consumidor, porém há a burocracia do registro repleto de exigências. Para isso, é preciso encontrar o parceiro certo. A Rússia foi o primeiro país que solicitou o registro do nosso produto”, comentou Flávia Bueno, gerente de exportação da Opuspac, que se mostrou satisfeita com a participação. “Estar presente na Zdravo foi essencial para entender melhor o mercado consumidor da região”, declarou.

Para Flávia Carvalho, gerente de exportação da HPbio, a fabricação brasileira tem bastante credibilidade no cenário da Zdravo. “É um mercado que nos vê com bons olhos. Eles nos consideram um país irmão, então as marcas do Brasil são muito bem vistas”, comenta enfatizando que há bastante oportunidade local. “Trata-se de um país com uma indústria bem desenvolvida, mas com grande déficit tecnológico. Assim, parcerias entre fabricantes podem ser boas possibilidades de ganhar este mercado que ainda precisa de bastante desenvolvimento”, completou.

Dentro do projeto Brazilian Health Devices a Rússia é um dos mercados-alvo no biênio 2018/2019. O país conta, segundo dados divulgados pelo evento, com 27 mil estabelecimentos relacionados à cuidados com saúde e um volume em produtos médicos que supera os US$ 4,3 bilhões. O setor apresenta crescimento médio de 6% ao ano e importa cerca de 70% de seus produtos de saúde. Com balança comercial positiva, o setor médico-hospitalar brasileiro exportou US$ 2,9 milhões para a Rússia e importou apenas US$ 667 mil entre janeiro e julho de 2018. Além disso, houve crescimento de 150% nas exportações para o país entre 2016 e 2017.

SOBRE O BRAZILIAN HEALTH DEVICES
O PS (Projeto Setorial) Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a Apex-Brasil, tem como missão fomentar as exportações das indústrias de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente.

SOBRE A ABIMO
A ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) é a entidade representante da indústria brasileira de produtos para a saúde que busca promover o crescimento sustentável do setor no mercado nacional e internacional.

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Deborah Rezende 
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