BRASIL NO SXSW: US$ 18,9 MILHÕES EM NEGÓCIOS
A participação do Brasil no evento South by Southwest (SXSW) – um dos mais importantes eventos de economia criativa do mundo, realizado no mês de março, em Austin (EUA) – gerou US$ 18,9 milhões em negócios realizados durante o festival ou nos próximos 12 meses para as empresas brasileiras que foram ao Texas com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O valor superou a estimativa inicial de US$ 7 milhões. Em 2014, a participação nacional rendeu US$ 5 milhões. As startups brasileiras tem a expectativa de captação de US$ 6,8 milhões para estruturar seus negócios nos próximos 12 meses. A Agência levou 57 empresas aos Estados Unidos.
A cidade de Austin, no Texas, é palco do SXSW, festival de música organizado há 27 anos que cresceu, incorporou o cinema e internet, e se tornou uma referência global no que se convencionou chamar de convergence: o ponto de encontro de nova tecnologias, filmes, música, games, mídias sociais etc. Neste ano, o festival ocorreu entre os dias 13 e 22 de março (http://sxsw.com/).
A presença brasileira coordenada pela Agência ocorreu em várias frentes dentro do festival. Os brasileiros puderam expor suas soluções em estandes no Trade Show, onde participaram de reuniões e rodadas de negócios. Ao todo, 28 empresas participaram das negociações do Trade Show, nas categorias Platinum Connection e Silver Connection. Além dos US$ 18,9 milhões em negócios, os encontros resultaram em um retorno adicional: a expectativa de captação de US$ 7,97 milhões em investimentos para as empresas nacionais (expectativa – 12 meses).
Já no ambiente do Startup Village, espaço do festival para que startups apresentem seus produtos, façam reuniões de negócios e tenham treinamento especializado, onze startups selecionadas pela Apex-Brasil participaram de reuniões para buscar investimento e chegaram a US$ 6,8 milhões em expectativas a serem captados nos próximos 12 meses para estruturar seus negócios. Um grande passo para as empresas, que buscam no mercado internacional valores na ordem de US$ 25 milhões.
As estimativas e expectativas de negócios realizados foram calculados com feedbacks dados pelas próprias empresas da comitiva brasileira, que informam formalmente os números de negócios realizados durante o festival e nos 12 meses seguintes.
Além disso, a Agência montou a Casa Brasil – espaço para apresentação do conteúdo brasileiro de economia criativa: palestras, workshops, shows, apresentação de filmes e produções audiovisuais, exposição de games brasileiros, ativação e exposição de produtos brasileiros e espaços para networking. A Casa despertou o interesse do público e ficou lotada todos os dias, com filas para entrar e assistir aos eventos.
“O South by Southwest é um evento de grande importância para os setores ligados à economia criativa e os resultados mostram o sucesso da ação, organizada em parceria com diversas entidades setoriais”, destaca o presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto.
A participação do Brasil no SXSW é resultado de ampla parceria da Agência com diversas entidades setoriais: Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames); Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (Apro); BM&A-Brasil, Música e Arte; Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN), Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP); Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão (ABPITV); Associação Brasileira de Startups (ABStartups); Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX); e Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom); Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP).
Mais informações:
Imprensa – Apex-Brasil
(61) 2027-0775