CAFÉS BRASILEIROS FAZEM SUCESSO NA COREIA DO SUL NO SEOUL CAFÉ SHOW



O setor de cafés especiais brasileiros realizou uma forte ação de promoção no mercado sul coreano durante o Seoul Café Show, realizado em Seul, de 20 a 23 de novembro. Doze empresas estiveram em contato com compradores e formadores de opinião durante 18 sessões de cupping (degustação profissional de cafés), reuniões de negócios e um seminário sobre a produção brasileira.

 

A participação na Feira foi organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA). As empresas Bourbon Specialty Coffees, Carmocoffees, SMC, AC Café, Proud, Cerrado Coffees, Cocarive, Labareda do Caitutu, Monte Alegre, O'Coffee, Unique e Samambaia estiveram em contato com 200 compradores e degustadores de quase 100 empresas locais. O resultado foi uma expectativa de negócios de US$ 10 milhões entre contratos imediatos e para os próximos 12 meses. Foram vendidas aproximadamente 30 mil sacas, o que representa metade do que o Brasil exporta anualmente para a Coreia do Sul.

“O Brasil é capaz de produzir cafés com uma diversidade de sabores, qualidade e confiabilidade suficientes para atender mercados exigentes como o da Coreia do Sul”, disse o presidente da BSCA, Javier Faus. ”Somos o primeiro no mundo em produção, exportação, certificações e especialidade de cafés”, completou, durante o seminário para compradores e degustadores de 50 empresas locais que testaram os 15 lotes diferentes de cafés brasileiros disponíveis para negociação durante a Feira.

 

Uma das empresas que negocia há mais tempo com a Coreia do Sul é a Carmo Coffees que descobriu as oportunidades do país durante o ranqueamento de mercados alvo para exportações, realizado pela Apex-Brasil junto às empresas do setor de cafés especiais há cinco anos. A empresa começou vendendo um container de 320 sacas de 60 kg café para o país, e hoje envia 30 containers por ano.

 

“Temos um único cliente na Coreia do Sul, mas já somos um dos principais fornecedores de cafés especiais para o mercado”, informa Luis Paulo Dias, cujos cafés atingem preços muito acima da média – enquanto no Brasil o preço da saca é de US$ 200, no mercado sul coreano pode chegar a até US$ 470.

 

Maria Dirceia Mendes, da SMC, apresentou dois lotes de cafés especiais, inéditos no mercado sul coreano, durante a sessão de cupping organizada para compradores e degustadores logo após o seminário sobre os cafés especiais do Brasil.

“Vendemos os dois lotes ainda durante o cupping, para novos clientes”, relata. Os dois lotes totalizaram 48 sacas de 60 kg de cafés e também alcançaram o preço acima da média, de US$ 397 por saca. Dirceia tem clientes sul coreanos desde 2009 e vende cerca de 10 mil sacas por ano ao país, 15% do volume exportado pela empresa. “Aqui os contratos duram vários anos, mas é importante vir e participar dos eventos, tanto para estreitar o relacionamento com nossos clientes, como para prospectar novos, pois o mercado de cafés é muito dinâmico na Coreia e a todo momento surgem novas empresas”, diz. 

 

“A importância desse evento para o setor está comprovada pela negociação de quase metade da importação brasileira em apenas quatro dias”, comentou o gerente executivo de Projetos Setoriais da Apex-Brasil, Christiano Braga. Para ele, o Seoul Café Show é uma plataforma relevante para a inserção do café brasileiro em um mercado sofisticado e exigente – “as oportunidades são enormes em um país onde há uma verdadeira paixão pelo café e não apenas um mero consumo”, completou.

 

Mercado

 

A Coreia do Sul é um destino estratégico para os cafés especiais brasileiros, que marcam presença no Seoul Café Show desde 2010, de olho no potencial de consumo do mercado e na excelente receptividade dos consumidores sul coreanos aos cafés do Brasil.  O hábito de tomar café é recente no país asiático e vem crescendo graças à forte expansão de lojas especializadas e cafeterias na última década.

 

Entre 2010 e 2012, o Brasil foi o principal fornecedor de cafés para a Coreia do Sul. Em 2013, foi superado pelo Vietnã, e passou para o segundo lugar. Nesse ano, as exportações brasileiras de café para a Coreia do Sul totalizaram US$ 55,6 milhões. E entre janeiro e setembro de 2014 já foram vendidos US$ 42,7 milhões.

 

O Brasil é o principal fornecedor mundial de café, tendo exportado US$ 4,5 bilhões em 2013. No segmento de cafés especiais, o país já é reconhecido no mercado internacional pela excepcional qualidade dos grãos produzidos graças à imensa diversidade de regiões, climas e solos. O Brasil cultiva, com alta tecnologia e qualidade certificada, uma grande variedade de grãos, oferecendo aromas e sabores especiais.