CALÇADISTAS ESTREITAM LAÇOS COM AGENTES DE IMPORTAÇÃO NA FRANÇA
Com o objetivo de encontrar agentes e distribuidores para inserção de marcas – ou incremento dela – no mercado francês, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), levou 19 marcas para uma Missão na França. Os encontros, que aconteceram entre os dias 11 e 13 de junho, são resultado de um Estudo de Mercado realizado pela entidade calçadista, que apontou a necessidade de intermediação de parceiro local para o incremento das vendas de calçados naquele país.
A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Pontin, ressalta que foram realizados bons contatos com agentes não somente do mercado francês, mas da Bélgica e Suíça. “Temos ciência da dificuldade que é inserir marca própria em um mercado dominado por private label – quando no produto vai a marca do importador – e por isso a missão foi tão relevante para abrir espaço para o Made In Brazil não só na França, mas na Europa”, avalia.
Uma das empresas com maior destaque na Missão foi a Jorge Bischoff, que já trabalha com marca própria no país. “Já tivemos parceiro local que foi fundamental para o processo de inserção da nossa marca. Neste evento conhecemos novos potenciais parceiros que podem nos aproximar ainda mais do consumidor francês”, ressalta a trader Mariana Martins.
O gerente de exportação da Democrata, Anderson Melo, conta que durante a missão teve a oportunidade de conversar com um importante agente local, que trabalha com lojas e boutiques de alto nível. “Ele enxergou na Democrata algumas linhas de produtos com as quais pode desenvolver um projeto”, comemora.
A Pegada foi outra marca que saiu satisfeita com o evento. Segundo o gerente de exportação da marca, Gustavo Spohr, foram realizados dois contatos promissores com agentes locais. “A Pegada pode complementar o portfólio com o qual esse agente já trabalha”, avalia.
Longo prazo
Paola conta que a missão é apenas o segundo passo – o primeiro foi o Estudo de Mercado – para o trabalho no mercado francês. “O evento deu a dimensão do que é trabalhar marca na França, adaptações necessárias e peculiaridades do consumidor. Trata-se de um trabalho a longo prazo, mas com grande potencial de sucesso, visto que o país é o terceiro maior importador de calçados do mundo, tendo comprado do exterior quase 500 milhões de pares no ano passado”, comenta. Coincidentemente, o país também é o terceiro maior comprador internacional de calçados verde-amarelos, tendo importado do Brasil mais de três milhões de pares nos primeiros cinco meses do ano, 42% mais do que no mesmo período de 2017, porém a maior parte deles na modalidade private label.
Participaram da Missão França as marcas Sollu, Bibi, Jorge Bischoff, Loucos & Santos, Luz da Lua, Rider, Cartago, Grendha, Zaxy, Copacabana, Pegada, Democrata, Werner, Raphaella Booz, Dumond, Capodarte, Ortopé, Suzana Santos e Renata Mello.