CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO LEVA AUTORES PARA BOGOTÁ



CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO LEVA AUTORES PARA BOGOTÁ

A partir de 25 de abril, acontece a 30ª edição da Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBO), um dos eventos mais importantes do mercado editorial na América Latina. O Brasil – que será representado com estande organizado pelo MinC e MRE -, marcará presença na feira com a participação de autores e editoras convidadas pelo Brazilian Publishers, projeto da Câmara Brasileira do Livro em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Para representar o país e sua literatura, três autoras estarão presentes no evento: Marina Colasanti, Ciça Fittipaldi e Ana Paula Maia. “Queríamos levar para a FILBO representantes da literatura brasileira que trabalhassem com diferentes gêneros e linguagens. Assim, podemos mostrar um pouco da riqueza e diversidade que o Brasil pode oferecer”, afirma o Gerente de Relações Internacionais da CBL, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes.

Além do evento para o público leitor, a FILBO organiza, entre os dias 2 a 4 de maio, uma Jornada Profissional que contará com a presença de aproximadamente 100 profissionais de 10 países, com o objetivo de aumentar os negócios entre os países participantes. Para representar o Brasil, cinco editoras estarão presentes: Aletria, Cria Editora, Edições Sesi-Senai, Editora Melhoramentos, e Mauricio de Sousa.

Dentro do estande organizado pelos Ministérios da Cultura e das Relações Exteriores, os visitantes poderão ainda ter acesso a livros em português das editoras apoiadas pelo Brazilian Publishers, que serão comercializados pela Asociación Colombiana de Libreros Independientes. Aproximadamente 500 títulos serão oferecidos ao público final.

Sobre a CBL

Fundada em 20 de setembro de 1946, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) congrega editores, livreiros, distribuidores e creditistas de todo o Brasil com o objetivo maior de valorizar o livro e, assim, desenvolver e ampliar o mercado. As ações para difundir e estimular o hábito da leitura e a democratização do acesso ao livro são as maiores bandeiras da entidade. A CBL organiza alguns dos mais importantes e tradicionais eventos do setor editorial brasileiro, como a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o Prêmio Jabuti, o Congresso Internacional CBL do Livro Digital e a Escola do Livro, além de participar de feiras nacionais e internacionais. Em 2016 a entidade completou 70 anos.

Sobre o Brazilian Publishers

Brazilian Publishers (BP) é um projeto setorial de fomento às exportações do conteúdo editorial brasileiro, que resulta de uma parceria entre a CBL e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Criado em 2008, o BP tem como objetivo alavancar a participação global do conteúdo editorial brasileiro. O projeto viabiliza a participação das editoras brasileiras nas principais feiras literárias mundiais, a capacitação do mercado editorial brasileiro e o relacionamento entre seus associados e possíveis compradores, visando ampliar a presença de nossa produção editorial no exterior e fomentar a internacionalização da indústria e do mercado nacional do livro.