CARNE SUÍNA E DE FRANGO SÃO DESTAQUE EM EVENTO NO JAPÃO



CARNE SUÍNA E DE FRANGO SÃO DESTAQUE EM EVENTO NO JAPÃO

 

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) participará na quarta-feira (22) de um evento organizado pela Embaixada do Brasil em Tóquio, para celebrar o marco dos 60 dias que antecedem os Jogos Olímpicos do Rio 2016.

 

Acompanhada pelo vice-presidente de mercados da ABPA, Ricardo Santin, o evento contará com um jantar com o serviço de cortes especiais de carne suína e de carne de frango produzidos no Brasil.

 

O jantar será oferecido para 70 autoridades japonesas de primeiro escalão, dentre elas o Primeiro Ministro Shinio Abe e o Ministro da Agricultura, Hiroshi Moriyama.

 

Durante o evento também serão entregues exemplares do livro “A Força da Terra”, produzido pela ABPA com o apoio da Apex-Brasil, uma obra que, com delicadeza e apego aos traços do campo, as fotografias – feitas em agroindústrias e em pequenas propriedades produtoras de aves e suínos, no Sul do Brasil – mostram o lado humano das atividades econômicas, que estão entre as principais geradoras de emprego e renda no interior do Brasil. A obra é de autoria de Eurico Salis e Manoel Petry, com imagens capturadas em um trabalho de três meses pelo Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.  

 

Também em parceria com a Apex-Brasil, a ABPA também distribuirá folders em japonês, com informações sobre a cadeia de proteína animal do Brasil, seus produtos, diferenciais e os contatos das agroindústrias exportadoras.

 

“Além da presença das autoridades, o evento atrairá grande atração da imprensa e dos formadores de opinião japoneses.  Será uma valiosa oportunidade para destacar os diferenciais da carne suína, dos ovos e da carne de frango produzidos no Brasil, por meio das marcas setoriais Brazilian Pork, Brazilian Chicken e Brazilian Egg, além de fortalecer nossos laços com o mercado japonês”, destaca Santin.

 

Recentemente aberto para a carne suína do Brasil, o mercado japonês tem um relacionamento de longa data com os exportadores brasileiros de carne de frango.  O país é hoje o terceiro maior importador do produto avícola brasileiro, e vem se destacando também na importação de ovos made in Brazil.

 

“O mercado do Japão tem incrementado suas compras de ovos produzidos no Brasil, e hoje se destaca como segundo maior importador.  Isso é resultado direto da confiança dos consumidores locais na qualidade de nossos produtos, e das autoridades japonesas em nosso status sanitário, como livres de Influenza Aviária, de Aftosa e de outras enfermidades que influenciam os negócios do setor de proteína animal”, ressalta Santin.

 

 

SOBRE A ABPA – A ABPA é a maior associação de proteína animal do mundo. É a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega mais de 130 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 10 bilhões.

 

Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das três marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: a Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork.

 

Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos e de carne de frangos e de suínos.

 

SOBRE A APEX-BRASIL – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

 

A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

 

A Apex-Brasil coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

 

SOBRE OS PROJETOS SETORIAIS – Os Projetos Setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork são mantidos pela ABPA em parceria com a Apex-Brasil com o objetivo de promover junto ao mercado internacional as carnes de frangos, de suínos e os ovos produzidos no Brasil.  Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos destes setores produtivos – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros.  Cerca de 45 empresas participam dos projetos atualmente. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo e-mail Isis.sardella@abpa-br.org.