CARTA DE IGUAÇU APONTA DIRETRIZES PARA A ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS NA AMÉRICA LATINA



CARTA DE IGUAÇU APONTA DIRETRIZES PARA A ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS NA AMÉRICA LATINA

Ao término da Conferência Latino Americana de Investimentos, realizada nos dias 13 e 14 de setembro, em Foz do Iguaçu, Paraná, representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), apresentaram a Carta de Iguaçu, um documento com os principais pontos debatidos ao longo do evento.
 
A Carta foi construída a partir do debate realizado durante os dois dias para auxiliar e nortear as agências de promoção de investimentos da América Latina, criando assim uma convergência nas estratégias de atração de investimentos que possam atender de forma ampla a interesses comuns, com o foco na inserção global e no aumento da competitividade regional. 
 
Espera-se que um trabalho mais coeso entre as Agências de Promoção de Investimentos dos países da América Latina possa também aumentar a integração entre as empresas nas cadeias de valor da região por meio dos investimentos intrarregionais. 
 
Para a Diretora de Negócios da Apex-Brasil, Márcia Nejaim, o mundo vem mudando e as agências de promoção de investimentos precisam se mobilizar e atuar conjuntamente com governos e todos os interlocutores para concorrer alcançar investimentos que são estratégicos para o desenvolvimento econômico da região. “O objetivo desse encontro é criar uma maior integração entre as agências e governos da América Latina para que a região melhor se posicione e coopere para absorver as oportunidades daqui para diante”, afirmou.
 
A Carta de Iguaçu também destaca a importância no desenvolvimento de mecanismos para o fomento de instrumentos de financiamento regional e a significativa mudança no papel das Agências diante das novas tecnologias que se apresentam. 
 
A Conferência Latino-Americana de Investimentos (Clain), organizada pela Apex-Brasil e a APD, reuniu executivos de empresas multinacionais e representantes de agências oficiais de atração de investimento para debater formas de se fortalecer a posição da América Latina como destino global para negócios em painéis temáticos sobre a estratégia de investimento das empresas, o papel das agências de atração de investimento, as novas tecnologias e a indústria 4.0, desenvolvimento sustentável, inovação e startups, entre outros.
 
Leia a carta na íntegra:
 
CARTA DE IGUAÇU

A Conferência Latino Americana de Investimentos foi realizada nos dias 13 e 14 de setembro de 2017, em Foz do Iguaçu, Paraná, organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Agência Paraná de Desenvolvimento (APD) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A Conferência representou oportunidade para a discussão de caminhos possíveis e convergentes para atração de investimentos com foco na América Latina. Entre os principais pontos abordados nas discussões durante os painéis, destacam-se: 
  

  •     A América Latina é uma região onde se comungam culturas irmãs, problemas e desafios semelhantes e, infelizmente, também uma recorrente falta de continuidade em ações conjuntas que possam reverter em crescimento e desenvolvimento para todos.  
  •    Percebe-se a necessidade do estabelecimento de diretrizes direcionadas para a atração de investimentos que possam atender de forma ampla interesses comuns, com o foco na inserção global e no aumento da competitividade regional.  
  •     A integração das cadeias produtivas pode ser incentivada por meio dos investimentos intrarregionais e fortalecidas a partir de estratégia coesa de atração de investimentos e promoção comercial.  
  •     Faz-se imperativo desenvolver mecanismos para o fomento de instrumentos de financiamento regional, bem como o estabelecimento de ferramentas para a sistematização e disseminação das oportunidades de investimentos regionais. 
  •     Deve-se assumir a missão de firmar metas para tornar o ambiente de negócios cada vez mais sustentável e competitivo.
  •     As Agências de Promoção de Investimentos dos países da América Latina devem unir-se para fomentar e estimular o fluxo de relações comerciais e de investimentos na região.
  •     Nesse sentido, o Brasil desenvolveu Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos inovador, que busca fomentar e dar maior segurança aos investidores originários dos países signatários.
  •     Adicionalmente, o papel das Agências de Promoção de Investimentos vem mudando e há necessidade de adaptabilidade por parte das instituições, de forma a atender a necessidade dos investidores.  Da mesma forma como as empresas estão se adaptando às mudanças tecnológicas do século XXI, as Agências precisam se reinventar.
  •     As agências subnacionais (estaduais), coordenadas com as agências nacionais, estão assumindo um papel cada vez mais relevante na atração de investimentos e na promoção de exportações. Essa parceria deve ser fomentada, em todos os níveis (incluindo as agencias estaduais e municipais). Elas possuem conhecimentos específicos das necessidades e atrativos locais.
  •     O resultado perseguido deve ser um ciclo virtuoso proporcionando o aumento das exportações intrarregionais por meio da atração de investimentos, com impacto direto na balança de pagamentos, geração de emprego e renda, qualificação da mão de obra e valor agregado das exportações. 
     

Foz do Iguaçu, 14 de setembro de 2017.