CARTILHA INÉDITA TRAZ DICAS SOBRE EMBALAGEM PARA EXPORTAÇÃO



CARTILHA INÉDITA TRAZ DICAS SOBRE EMBALAGEM PARA EXPORTAÇÃO

 

O Instituto de Embalagens lançou, com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), um material inédito para o exportador que precisa adequar suas embalagens ao mercado externo. A cartilha Embalagens para Exportação – Alimentos e Bebidas (clique aqui para acessar) orienta as empresas brasileiras sobre a importância do tema e traz dicas práticas sobre projetos de design, cuidados no transporte e armazenamento, novos materiais e tecnologias e a importância do estudo das culturas de consumo nos mercados internacionais.

 

Para a Apex-Brasil, a embalagem é um ponto fundamental para o aumento da competitividade internacional das empresas brasileiras. “Uma embalagem inovadora e com um bom design pode ajudar a conquistar os disputados espaços nos pontos de venda, elevar o valor da mercadoria e, consequentemente, aumentar as exportações”, afirma Adriana Rodrigues, coordenadora de Competitividade da Apex-Brasil. 

 

O conteúdo da cartilha foi desenvolvido no âmbito do Inova Embala, projeto voltado a apoiar a melhoria das embalagens brasileiras por meio de workshops e clínicas que colocam o empresário em contato com especialistas, fornecendo a eles informações sobre certificações, normas internacionais, tendências, entre outros pontos relevantes. “Os temas que estão na cartilha refletem dúvidas comuns dos empresários, que surgiram durante os workhsops e clínicas realizados ao longo deste ano”, relata Adriana Rodrigues.

 

Sobretudo no setor de alimentos e bebidas – segmento escolhido para a primeira edição do Inova Embala – a embalagem tem um impacto enorme nos custos de produção e transporte, na comunicação com o consumidor final e no shelflife dos produtos, por exemplo. O tema é importante para empresas de todos os portes e nacionalidades e reflete a sociedade, a cultura, os hábitos e o estágio de desenvolvimento econômico do país onde o produto foi produzido.

 

“A embalagem é parte da imagem de qualidade e confiabilidade que o Brasil exporta. Esta cartilha integra a nossa estratégia de contribuir para inserir o tema da gestão da inovação e do design nas ações e na cultura das empresas brasileiras, possibilitando que nossas exportações sejam diferenciadas, com mais valor agregado e inovação tecnológica”, finaliza Adriana.