CASA BRASIL É INAUGURADA NO PIER MAUÁ



CASA BRASIL É INAUGURADA NO PIER MAUÁ

 

A Casa Brasil foi oficialmente aberta nesta quinta-feira. A cerimônia contou com a presença de autoridades do governo federal, além de representante do governado do Rio e o prefeito da cidade Eduardo Paes. A partir desta sexta-feira, a visitação, gratuita, estará aberta ao público. Até o dia 18 de setembro, o local oferecerá programação diária com atrações permanentes, shows, eventos culturais, conferências e seminários, além de espaços para negócios.

 

O objetivo da Casa Brasil é aproveitar a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro para apresentar o país ao mundo em um espaço interativo e com experiências sensoriais. Espaços semelhantes foram construídos nas Olimpiadas de Pequim, em 2008, de Londres, em 2012, e na Copa do Mundo de futebol, na África do Sul, em 2010. No Rio, o local escolhido, no Boulevard Olímpico, é uma das áreas revitalizadas da cidade. A Casa Brasil tem 12,5 mil m² de área interna e externa.

 

A ideia é exibir a cultura, o turismo, o esporte e o legado olímpico e também propiciar ambiente de negócios. O espaço tem, ainda, mostras permanentes e eventos com foco na sustentabilidade, na inclusão e nas políticas públicas de igualdade.

 

Representando o presidente Michel Temer, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse que não poderia haver local melhor para a instalação da Casa. "É uma radiografia do Brasil, que nos mostra sob o ponto de vista da cultura, da vocação esportiva, da riqueza natural. A presença da Casa aqui no Porto também vai dar um novo direcionamento ao Rio como potência econômica", comentou.

 

Já o presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe, ressaltou o ganho de imagem do país no exterior. "É um espaço de promoção de grande magnitude que permite projetar nossa imagem na percepção do mundo. Não poderíamos deixar de aproveitar a oportunidade".

 

O ministro interino do Turismo, Alberto Alves, celebrou o fato de a Casa Brasil ter sido cuidadosamente pensada para agradar a todos os públicos, podendo atrair investidores e turistas. "Todos os brasileiros e estrangeiros poderão ver um Brasil diverso, colorido e alegre. A Casa concentra atrativos como uma espécie de trailer do que pode ser visto no país", afirmou.

 

A diversidade brasileira também foi apontada como um dos trunfos a serem mostrados na Casa, segundo o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, que considera o espaço um símbolo importante do Brasil nas Olimpíadas: "É um equipamento importantíssimo e instalado numa região revitalizada".

 

Serviço

Quando: de 04 de agosto a 18 de setembro
Horário de funcionamento: das 10h às 20h durante os Jogos e das 14h às 20h entre a Olimpíada e Paralimpíada. Atrações culturais diárias das 19h às 22h.
Onde: Praça Mauá, nas proximidades do último ponto de encontro do Píer Mauá
Entrada: gratuita
Órgãos participantes: Ministérios do Esporte, Turismo, Cultura, Relações Exteriores, Saúde e Educação, Embratur, Apex-Brasil, Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios, Petrobrás e BNDES.
Mais informações: (61) 98139-6223 – Darse Júnior ou casabrasil2016@presidência.gov.br