CASINO OFERECE PLATAFORMA NA AMÉRICA DO SUL PARA EMPRESAS



CASINO OFERECE PLATAFORMA NA AMÉRICA DO SUL PARA EMPRESAS

 

 

São Paulo, maio de 2016 – O Grupo Casino, em parceria com a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos –, promove entre os dias 02 e 04 de maio a edição brasileira da Rodada de Negócios, projeto que envolve compradores dos Grupos Éxito, da Colômbia, Disco e Devoto, do Uruguai, e Libertad, da Argentina, e mais de 70 dos principais fornecedores brasileiros do GPA no segmento alimentar.

 

O evento, que já teve a primeira edição há cerca de dois meses na Colômbia, é parte do processo de consolidação da plataforma latino-americana do Grupo Casino e faz parte do trabalho desenvolvido pelo Comitê de Sinergias da Companhia. “O processo de captura de sinergias é um projeto de médio prazo em que temos evoluído rapidamente. Entre os destaques, a área comercial oferece várias oportunidades como a de otimização das relações de fornecedores com várias empresas do grupo”, afirma Ronaldo Iabrudi, Diretor-Presidente do GPA e membro do Comitê Executivo global do Casino. Segundo o executivo, a empresa vai dispor de sua plataforma de varejo na América do Sul, a maior da região, para abrir mercados aos fornecedores brasileiros, “temos o papel de revelar o tamanho da oportunidade e ajudar a construir esta relação entre os compradores do Grupo com os nossos principais parceiros”, declara.

 

A agenda da Rodada de Negócios brasileira irá mostrar aos produtores nacionais o potencial do mercado do Casino na América do Sul e, ao mesmo tempo, apresentar aos compradores de outros três países um portfólio diversificado e qualificado dos principais fornecedores nacionais de alimentos do Grupo. “Nosso objetivo é identificar oportunidades para fomentar a participação de produtos brasileiros em outros mercados”, destaca Jorge Faiçal Filho, diretor Comercial Corporativo do GPA. A plataforma latino-americana do Grupo Casino é composta por mais de 2500 mil pontos de venda e 60 milhões de clientes no Brasil, Colômbia, Uruguai e Argentina.

 

A Apex-Brasil, que já é parceira do GPA e do Casino em outros projetos semelhantes, se apresenta como um importante facilitador nesse processo, especialmente para pequenos e médios fornecedores. “Temos conduzido projetos relevantes com o GPA e o Casino, tanto aqui no Brasil quanto na França, com um retorno bastante positivo. Buscamos trazer novas empresas para integrar o portfólio de fornecedores do grupo, promovendo, desta forma, suas exportações”, complementou Rafael Prado, coordenador de Promoção de Negócios da Apex-Brasil. O executivo lembra que iniciativas deste tipo possibilitam a troca de informações e o acesso a melhores práticas de exportação, além da discussão acerca de questões regulatórias que impactam este processo.

 

A primeira edição do evento, realizado em Bogotá, contou com a presença dos principais executivos dos negócios do Casino na América do Sul e cerca de 60 fornecedores da Colômbia. “Tivemos contato aprofundado com o portfolio de produtos colombianos e troca de propostas comerciais com fornecedores locais”, declara Faiçal. Itens como flores, café e biscoitos, entre outros, já estão em processo inicial de negociação. Ainda no segundo semestre do ano, serão realizados eventos similares também na Argentina e no Uruguai.

  

COMITÊ DE SINERGIAS

Formado por executivos do Brasil e da Colômbia, o Comitê de Sinergias avalia oportunidades em todas as empresas do Grupo na região: Exito (Colombia), Libertad (Argentina), Disco (Uruguai), e  GPA (Brasil). Instalado em meados de 2015, esse grupo já identificou oportunidades em várias frentes, como o desenvolvimento do modelo têxtil colombiano, evolução dos produtos de marca própria e da plataforma de compras. Além disso, o modelo Cash & Carry, estréia suas operações fora do Brasil e inaugura sua primeira loja em maio, na Colômbia, com a marca Surtimayorista, com forte expertise do Assaí, no Brasil. “O objetivo é gerar eficiência, desenvolver negócios potenciais e proporcionar aos clientes da região acesso a produtos e serviços de qualidade e um mix muito mais diversificado nas lojas”, complementou Ronaldo Iabrudi.