CERAMICS OF BRASIL TRAZ 76 COMPRADORES PARA A EXPO REVESTIR



CERAMICS OF BRASIL TRAZ 76 COMPRADORES PARA A EXPO REVESTIR

O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), David Barioni Neto, participou hoje da abertura da 14ª Expo Revestir, principal evento de soluções em acabamentos para a construção civil da América Latina. A feira acontece até o dia 04 de março no Transamérica Expo Center, em São Paulo, e tem foco em profissionais de arquitetura, design de interiores, revendas, construtoras e compradores internacionais.

 

Desenvolvido pela Apex-Brasil em parceria com a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), o projeto setorial Ceramics of Brasil promove diversas ações durante o evento, com foco no incremento das exportações. As duas principais são o Projeto Comprador, que trouxe 76 compradores de 29 países para realizar negócios no âmbito do evento, e o Projeto Imagem, que apresentará o setor brasileiro a 11 jornalistas especializados e formadores de opinião estrangeiros.

 

A expectativa de negócios da 14ª Expo Revestir é de US$ 700 milhões, a partir da participação de 235 expositores, mais de mil profissionais envolvidos e 60 mil visitantes esperados. A feira ainda reservou espaço para assinatura de protocolo entre a Apex-Brasil e Anfacer para a continuidade do projeto setorial Ceramics of Brasil, iniciado há 15 anos. No total, serão R$ 24 milhões a serem investidos no biênio 2016/17, R$ 17 milhões da Apex-Brasil e o restante da Anfacer. A expectativa é alavancar as exportações entre 12% e 15% já em 2016.

 

Os resultados recentes do projeto permitem reforçar essa estimativa. Em 2014, as 75 empresas apoiadas pelo Ceramics of Brasil exportaram US$ 250,2 milhões, um valor 7,9% superior a 2013. Já em 2015, o valor alcançado foi 7,6% superior a 2014, superando a cifra de US$ 269 milhões, quando as empresas integrantes do projeto foram responsáveis por 93,7% das exportações nacionais do setor. O presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto, considera que o setor se destaca pela criatividade e inovação e pelo foco nas exportações.

 

“Além de reunir profissionais e pessoal do setor, a Expo Revestir realiza o Fórum Internacional de Arquitetura e Construção, um importante palco de discussões para o setor e que, neste ano, debaterá a exportação”, destaca Barioni. Além da presença na Expo Revestir, o projeto Ceramics of Brasil tem diversas iniciativas importantes em 2016. Entre elas está a participação na feira Coverings, uma das principais dos Estados Unidos, e o Projeto Vendedor Brazil Ceramic Tiles Experience, que reúne compradores estrangeiros e empresários brasileiros para a realização de negócios. A edição deste ano acontecerá nos Estados Unidos, no segundo semestre.