CINEMA DO BRASIL ANUNCIA SELECIONADO PARA WORKSHOP



CINEMA DO BRASIL ANUNCIA SELECIONADO PARA WORKSHOP

 

O cineasta baiano Aly Muritiba foi o selecionado do Programa Cinema do Brasil para participar do workshop Script&Pitch, curso avançado em desenvolvimento de roteiros para roteiristas, diretores e editores do mundo todo, realizado pelo Torino Film Lab (TFL). A participação de um projeto brasileiro foi assegurada pela parceria inédita do Programa Cinema do Brasil com o Torino Film Lab, viabilizada com o apoio da Secretaria do Audiovisual/Ministério da Cultura.

 

"Eu me sinto extremamente privilegiado de ter um projeto escolhido para participar do TorinoLab”, diz Aly Muritiba. “É um laboratório em que miro há muito tempo, mas para o qual me faltava fôlego. Creio que agora, partindo para meu segundo longa, com todo o peso que isso implica, ter tempo para me deslocar até a Europa para estabelecer diálogo e troca com consultores e realizadores internacionais, a fim de dar mais consistência às minhas intenções, será determinante para que o roteiro do ‘Barba Ensopada de Sangue’ esteja melhor preparado para os desafios da filmagem." 

 

“Estou muito feliz por termos esse projeto do Aly, que é um cineasta que já acompanho há muitos anos. Quando ele apresentou um curta na Semana da Crítica do Festival de Cannes, conversei com ele sobre o Torino Film Lab, mas ele nunca se inscreveu. Agora, graças à nossa parceria com o Cinema do Brasil, ele vai desenvolver seu projeto conosco”, comemora Matthiew Darras, diretor do Torino Film Lab, em recente visita ao Brasil. Para assistir ao vídeo em que Darras fala sobre o Torino Film Lab, clique no link http://www.agenciafebre.com.br/cinema-do-brasil .

 

Aberto a 12 projetos, o curso tem duração de nove meses e prevê três workshops de uma semana de duração — em março, junho e novembro de 2016 —, além de duas sessões on-line. Ele acompanha todo o processo de escrita do roteiro, oferecendo colaboração e percepções sobre os desafios de cada passo, até a fase final de seleção na frente de produtores e agentes de venda convidados para o evento de encontro do TFL, em novembro, durante o Torino Film Festival. Os projetos escolhidos têm ainda a possibilidade de se inscreverem para o programa Torino Film Lab Frame Work de 2017.

 

Com uma vaga reservada pela parceria, o processo seletivo coordenado pelo Torino Film Lab teve mais de 30 candidatos brasileiros. Para concorrer era pré-requisito ser associado do programa. Selecionado, Aly Muritiba e seu projeto ganham uma bolsa no valor total do curso e a oportunidade de compartilhar e apresentar seu trabalho para um grupo seleto de profissionais do audiovisual internacional.

 

Cinema do Brasil

Cinema do Brasil é um programa de promoção comercial do cinema brasileiro no mercado internacional. Idealizado pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP), tem como parceira a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que participa da elaboração das estratégias e sua operacionalização, além de oferecer suporte financeiro aos projetos. 
O estabelecimento de nova parceria com a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV/MinC) está possibilitando a ampliação das atividades voltadas à capacitação organizadas pelo programa. O Cinema do Brasil conta também com o apoio institucional da Ancine (Agência Nacional do Cinema). O objetivo do Cinema do Brasil é fortalecer e ampliar a participação do audiovisual brasileiro no mercado internacional, oferecendo às empresas associadas apoio logístico e estratégico para que possam realizar coproduções e abrir mercados para a distribuição da sua produção, valorizando assim a imagem da indústria cinematográfica nacional no exterior.