CINEMA DO BRASIL DIVULGA FILMES APROVADOS EM PRÊMIO
A boa recepção de filmes brasileiros nos festivais internacionais também reflete nos pedidos recebidos na 1ª fase do Prêmio de Apoio à Distribuição, que teve entre os títulos mais solicitados filmes com passagens nos principais festivais e mercados, alguns ainda inéditos nos cinemas brasileiros, como “Mãe Só Há Uma” (Anna Muylaert), "Cinema Novo” (Eryk Rocha) e produções recentes, “Califórnia” (Marina Person), “Boi Neon” (Gabriel Mascaro), “Olmo e a Gaivota” (Petra Costa), “Para Minha Amada Morta” (Aly Muritiba).
O Prêmio está em sua 8º edição e é organizado pelo Cinema do Brasil, programa realizado em parceria entre o Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (Siaesp), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV/MinC). A iniciativa é realizada em duas edições anuais para abranger as duas janelas de lançamentos entre o primeiro e o segundo semestre e já disponibilizou mais de US$ 1,5 milhão para o lançamento de filmes brasileiros em salas de cinema em mais de 60 países.
Nesta edição, os dez filmes contemplados serão lançados por 12 distribuidoras diferentes: “Boi Neon” (Gabriel Mascaro), “Califórnia” (Marina Person), “Cinema Novo” (Eryk Rocha), Mãe Só Há Uma (Anna Muylaert), “Nise – No Coração da Loucura” (Roberto Berliner), “Olmo e a Gaivota” (Petra Costa), “Para Minha Amada Morta” (Aly Muritiba), “Uma História de Amor e Fúria” (Luiz Bolognesi), “Tudo que Aprendemos Juntos” (Sérgio Machado) e “Zoom” (Pedro Morelli).
O júri foi composto pela equipe do Cinema do Brasil (André Sturm, Ana Letícia Fialho) e representantes das distribuidoras brasileiras Imovision (Luan Felippo) e Vitrine (Letícia Santinon). Os filmes escolhidos apresentam um recorte promissor e diversificado da produção nacional e serão vistos em cinemas de países e culturas distintas como Canadá, Estados Unidos, Espanha, França, Coreia do Sul, Portugal e Suíça.
Para participar era necessário ter contrato de distribuição assinado com produtoras brasileiras associadas ao Programa Cinema do Brasil e assegurar o investimento mínimo próprio no mesmo valor recebido através do Prêmio. Em edições anteriores, o Prêmio já auxiliou a distribuição de filmes como “Hoje eu quero voltar sozinho”, em Hong Kong; “Praia do Futuro”, no Reino Unido; “Mate-me, por favor”, em Portugal; “O Menino e o Mundo”, na República Checa; “Boi Neon”, nos Estados Unidos, “Que Horas Ela Volta”, na Polônia, entre outros.
Veja a lista dos vencedores da 1ª fase do Prêmio de Apoio à Distribuição 2016:
“Boi Neon” (Gabriel Mascaro) – Damned Films (França) e Nitrato Filmes (Portugal)
“Califórnia” (Marina Person) – Alambique (Portugal)
“Cinema Novo” (Eryk Rocha) – Mosaico (Espanha)
“Mãe Só Há Uma” (Anna Muylaert) – September Film (França, Países Baixos)
“Nise – No Coração da Loucura” (Roberto Berliner) – Outsider Pictures (EUA e Canadá)
“Olmo e a Gaivota” (Petra Costa) – Epicentre Films (França)
“Para Minha Amada Morta” (Aly Muritiba) – Visionary Thinking (Sérvia)
“Uma História de Amor e Fúria” (Luiz Bolognesi) – Films Sans Frontièrs (França)
“Tudo que Aprendemos Juntos” (Sérgio Machado) – Xenix Films (Suíça) e Danaos Films (Grécia)
“Zoom” (Pedro Morelli) – Bloomsbury (Coreia do Sul)
A 2ª fase de inscrições para o Prêmio está prevista para o mês de julho.
SAIBA MAIS
Cinema do Brasil é um programa de promoção comercial do cinema brasileiro no mercado internacional. Idealizado pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP), tem como principal parceira a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que participa da elaboração das estratégias e sua operacionalização, além de oferecer suporte financeiro aos projetos. O Cinema do Brasil conta também com a o suporte da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV/MinC) e o apoio institucional da Ancine (Agência Nacional do Cinema). O objetivo do Cinema do Brasil é fortalecer e ampliar a participação do audiovisual brasileiro no mercado internacional, oferecendo às empresas associadas apoio logístico e estratégico para que possam realizar coproduções e abrir mercados para a distribuição da sua produção, valorizando assim a imagem da indústria cinematográfica nacional no exterior.