CINEMA DO BRASIL PROMOVE AULAS ABERTAS COM TUTORES
O Programa Cinema do Brasil, que planeja estratégias e desenvolve ações para estimular a internacionalização do cinema brasileiro, realizará mais um workshop de qualificação aberto a profissionais da indústria audiovisual, em parceria com o European Audiovisual Enterpreneurs (Eave). Parte integrante do programa Eave On Demand – que acontece na última semana de janeiro, em São Paulo, com a participação de nove produtores previamente selecionados – a nova edição do CdB Talks oferecerá master classes ministradas por reconhecidos profissionais da indústria internacional. A viabilização da iniciativa se dá graças à nova parceria do Programa com a Secretaria do Audiovisual/Ministério da Cultura.
O encerramento do Eave on Demand também será aberto ao público e contará com a participação de André Sturm (presidente do CdB) e de Pola Ribeiro (cineasta e Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura). “Além da parte fechada aos produtores selecionados, o Cinema do Brasil e a Secretaria do Audiovisual acharam importante realizar palestras abertas, com o objetivo de difundir ao máximo as informações do programa”, diz Sturm.
As master classes abertas ao público acontecem nos dias 26 e 29, datas de abertura e encerramento do workshop. Na terça, 26, a programação tem início com fala do consultor francês Jacques Akchoti sobre o processo de produção de roteiro. A palestra seguinte será ministrada pela consultora francesa especializada no mercado internacional e vendas Didar Domehri. Já em 29, sexta, a produtora belga Diana Elbaum divide banca sobre estudos de casos de coprodução com a produtora brasileira Paula Cosenza (Bossa Nova Films). Os três tutores internacionais são integrantes do EAVE- uma das mais importantes redes de agentes da cadeia audiovisual europeia. A programação do CdB -Talks também traz a palestra Como se preparar para Festivais Internacionais: foco Berlinale, aberta a perguntas, com a consultora internacional do programa Cinema do Brasil, Marika Kozlovska.Os cursos serão ministrados em inglês. Para participar é necessário se inscrever previamente , as vagas são limitadas. Os interessados deverão mandar email para: eventos@cinemadobrasil.org.br com o título “CdB Talks – Eave on Demand”
Os produtores brasileiros selecionados para participar da programação integral do workshop Eave On Demand são:
Debora Osborne (bigBonsai – São Paulo), Sylvia Abreu(Truque – Salvador), Paola Wink (Tokyo Filmes – Porto Alegre), Rafael Urban (Tu I Tam – Curitiba), Jéssica Luz (Besouro Filmes –Porto Alegre), André Hallak (Trem Chic – Belo Horizonte), Nikolas Maciel (Nimboo’s – São Paulo), Marcos Guttmann (Solar Filmes – Rio de Janeiro) , Gustavo Moura (Mira Filmes – São Paulo)
Sobre os tutores convidados:
Diana Elbaum
Produziu mais de 30 filmes que participaram e foram premiados em mercados internacionais, entre eles Cannes e Veneza. Além do Eave, é tutora de importantes laboratórios audiovisuais e escolas de cinema.
Didar Domehri
Representante das empresas francesas Maneki Films e FULL HOUSE. Faz parte do Aides au Cinéma du Monde e leciona na University Paris I Panthéon-Sorbonne. Produziu vários filmes, entre eles “Paulina” e “Elefante Branco”.
Jacques Akchoti
Formado pela NYU Film School, trabalhou em diferentes áreas de produção com diretores renomados, como Lars Von Trier. Tem experiência como roteirista, consultor de roteiros e chefe de desenvolvimento de filmes para cinema e televisão franceses, estando presente em grandes festivais internacionais.
Cinema do Brasil é um programa de promoção comercial do cinema brasileiro no mercado internacional. Idealizado pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP), tem como parceira a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que participa da elaboração das estratégias e sua operacionalização, além de oferecer suporte financeiro aos projetos. O estabelecimento de nova parceria com Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV/MinC) está possibilitando a ampliação das atividades voltadas à capacitação organizadas pelo programa. O Cinema do Brasil conta também com o apoio institucional da Ancine (Agência Nacional do Cinema). O objetivo do Cinema do Brasil é fortalecer e ampliar a participação do audiovisual brasileiro no mercado internacional, oferecendo às empresas associadas apoio logístico e estratégico para que possam realizar coproduções e abrir mercados para a distribuição da sua produção, valorizando assim a imagem da indústria cinematográfica nacional no exterior.
Assessoria de Imprensa: Agência Febre
Para outras informações entre em contato
Em São Paulo: Carminha Botelho :: carminha.botelho@agenciafebre.com.br (11) 2769 3806