CINEMA DO BRASIL REALIZA ENCONTRO DE COPRODUÇÃO BRASIL-ESPANHA



O Programa Cinema do Brasil – realizado em parceria entre o Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (Siaesp) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) com o objetivo de estimular a ampliação da cinematografia nacional no exterior – promoverá um encontro de coprodução Brasil-Espanha nos dias 23 e 24 de outubro, como parte da 38ª Mostra, que conta com um panorama do cinema espanhol na sua programação.

 

O evento, aberto ao público, é organizado por meio de uma parceria com a Ancine e Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, do lado brasileiro, e com o ICAA (Instituto de la Cinematografía y las Artes Audiovisuales), ICEX, España Exportación e Inversiones e FAPAE, do lado espanhol, e tem apoio do Itaú Cultural. Serão apresentados dez projetos de cada país, e haverá ainda debates e painéis sobre produção, distribuição e vendas nos dois países.

 

“A coprodução é um elemento fundamental para a internacionalização do cinema brasileiro, e esse encontro, com produtores, representantes de agências de fomento e outros profissionais da indústria do Brasil e Espanha deve impulsionar parcerias na realização de novos negócios”, afirma André Sturm, presidente do Cinema do Brasil.  

 

Os projetos brasileiros selecionados pelo Programa para apresentação no evento são os seguintes: “Antônio” (Kino-Olho), “Aos Olhos de Ernesto” (Casa de Cinema de Porto Alegre), “A Bela América” (PNG Picures), “Carmem” (Enquadramento Produções), “Coração das Trevas” (Karmatique Imagens), “Dias Nublados” (NeroFilm Cinema e Vídeo Ltda), “Do outro lado da Lua” (CineramaABC Films), “Esmeralda” (Maristela Filmes), “Estrela Distante” (RT Features), e “Fungus” (Riverpark Fimes). 

 

Da Espanha, serão apresentados: “Arpeggio” (Arpa Films), “Coto de Caza” (DDM Visual),“Ðestino Perdido” (Gaia Audiovisuals), “Dream Songs” ( Hippie Dream Songs), “El Aguijón” (Turanga Films), “El fin del Mundo” (Batabat), “El Inconveniente” (Talycual Producciones),”Organistrum” (TV On Producciones), “Tchindas, pequeño Brasil” (Doble Banda) e “The Cubby House Project” (Palamont Pictures).

A 38ª Mostra de São Paulo é o cenário ideal para agregar os interessados do setor em expandir suas fronteiras, dialogar e conhecer o funcionamento de outros mercados. O foco dado pelo evento à Espanha é providencial para o mercado audiovisual brasileiro, pois já possuímos bons exemplos de parceria com empresas de lá e podemos agora aprofundar essa relação”, complementa Sturm.

 

O evento aberto ao público acontecerá no Itaú Cultural dias 23 e 24 de outubro, das 10h às 17h e conta com mesas de debates com autoridades dos dois países, estudos de caso de coprodução e uma mesa sobre distribuição e vendas, que terá a participação das agentes de vendas espanholas Imagina e Latido, além das brasileiras Europa Filmes e FiGa/Br Mais detalhes estão disponíveis no site www.cinemadobrasil.org.br.

 

 

OUTRAS AÇÕES DO CINEMA DO BRASIL EM OUTUBRO

 

Cine Mundi BH

 

O Cinema do Brasil apoia a realização de eventos de coprodução e seminários de Mercado dentro da Mostra Internacional de Cinema de BH, que acontece de 16 a 26 de outubro. O evento contará com convidados internacionais trazidos pelo Programa, que participam de seminários e oficinas – entre eles, a coordenadora do Tribeca Film Festival, Alexandra Hannibal, e Charlotte Uzu, da produtora francesa Les Films d’Ici.

 

BRLab

 

O Programa Cinema do Brasil apoia a realização do BR Lab, que acontece em São Paulo entre 23 e 29 de outubro. O evento, cujas atividades são direcionadas ao desenvolvimento de projetos de longa-metragem da América Latina e Península Ibérica e à qualificação de profissionais do setor audiovisual de toda a região, funciona como um laboratório onde são discutidos pontos como roteiro, realização, produção e distribuição de longas de ficção. Dos 216 projetos recebidos,16 foram selecionados; entre eles, três de associados ao Cinema do Brasil, por meio da parceria que o Programa tem com o BrLab: “Tinnitus”, de Gregório Graziosi (Superfilmes); “Viagem  Solitária”, de Patrícia Galucci (Lacuna Filmes); e “Até o Caminho”, de Davi Pretto (Tokyo Filmes). Os participantes terão oportunidade de trabalhar sob orientação de profissionais renomados da indústria audiovisual brasileira e internacional. Os estrangeiros que virão com apoio do Programa Cinema do Brasil são o professor, roteirista e escritor cubano Eliseo Altunaga; as produtoras Rosanna Seregni, da Itália, e Fernanda del Nido, argentina residente na Espanha; e a diretora e produtora mexicana  Paula Astorga.

 

 

INTERNACIONAIS

 

Asian Film Market

 

De 05 a 08 de outubro, a consultora internacional do Cinema do Brasil, Marika Koslovska participou do mercado, que acontece paralelo ao Festival Internacional de Busan, e do Korean Industry Forum, apresentando ao mercado coreano as empresas brasileiras e o funcionamento da indústria cinematográfica do país, além de pesquisar novas oportunidades para nossos associados no mercado asiático. Paralelo ao mercado, o filme brasileiro 'Getúlio' participou da seleção oficial do Festival Internacional de Busan.

 

Festival de Cinema de Roma

 

Ainda em outubro, o Cinema do Brasil participa do Festival de Cinema de Roma, entre 17 e 21 de outubro. Entre as ações do Foco Brasil, no mercado e festival de Roma, o Programa realiza  sessões de mercado e oferece apoio e divulgação para os filmes brasileiros selecionados pelo festival, em parceria com a Ancine.

 

 

CINEMA DO BRASIL

 

Cinema do Brasil é um programa de promoção comercial do cinema brasileiro no mercado internacional. Idealizado pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP), tem como principal parceira a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que participa da elaboração das estratégias e sua operacionalização, além de oferecer suporte financeiro aos projetos. O Cinema do Brasil conta também com o apoio institucional da Ancine (Agência Nacional do Cinema). O objetivo do Cinema do Brasil é fortalecer e ampliar a participação do audiovisual brasileiro no mercado internacional, oferecendo às empresas associadas apoio logístico e estratégico para que possam realizar coproduções e abrir mercados para a distribuição da sua produção, valorizando assim a imagem da indústria cinematográfica nacional no exterior.