CINEMA DO BRASIL TRAZ AO PAÍS DIRETORES ESTRANGEIROS



CINEMA DO BRASIL TRAZ AO PAÍS DIRETORES ESTRANGEIROS

 

O Programa Cinema do Brasil – que, em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), dedica-se à divulgação e à circulação do cinema brasileiro no exterior – dá início em 4 de dezembro à quarta edição do Boutique Cinema do Brasil. A ação, que reunirá até o dia 8, em Caraguatatuba (SP), alguns dos mais importantes agentes de venda europeus para assistir a filmes em fase de pós-produção, terá uma novidade neste ano: a vinda de dois representantes de importantes festivais internacionais – Carlo Chatrian, Diretor Artístico do Festival de Locarno, e José Rebordinos, Diretor do Festival de San Sebastian.

 

“Os dois festivais, que completam a lista dos mais importantes eventos europeus de cinema ao lado de Berlim e Cannes, já têm demonstrado em suas edições mais recentes um grande interesse pelo cinema brasileiro. Com a participação no Boutique, seus diretores poderão conferir em primeira mão algumas das obras que devem chegar às nossas telas em breve, oferecendo suas dicas para a finalização dos filmes criando conexões para que eles entrem no mercado internacional”, comenta André Sturm, presidente do Cinema do Brasil.

 

Sturm lembra que nas três edições realizadas até agora o Boutique apresentou obras que trilham carreiras no exterior. Entre elas estão “Hoje eu Quero Voltar Sozinho” (Lacuna Filmes), “O Lobo Atrás da Porta” (Gullane), “Sangue Azul” (Drama Filmes) e “Nise – Coração da Loucura” (TV Zero). Além disso, ele ressalta o caso de “Que Horas Ela Volta?” (Gullane), que depois de participar da Carte Blanche do Festival de Locarno (realizada em parceria com o Cinema do Brasil, em 2014), seção que exibe a agentes de venda e selecionadores de festivais longas em pós-produção de países que não sejam da Europa Ocidental -, foi premiado em Sundance, nos EUA, no Festival de Berlim e já foi vendido para mais de 22 países.

 

Como nos anos anteriores, o time de profissionais que assiste aos filmes reúne alguns dos principais distribuidores e agentes de venda internacionais: Laurent Danielou, da Loco Films; Nicolas Eschbach, da Indie Sales; Pamela Leum, da Be for Films; Violaine Pichon, da Versatile; Zsuzsi Bankuti, da Match Factory; Charlotte Mickie, da Mongrel Media; e Emilie Serres, da Wild Bunch – além dos já citados Carlo Chatrian e José Rebordinos.

 

Também como nas outras edições, além dos seis filmes em fase de pós-produção, os convidados participam de sessões de pitching em que serão apresentados a seis outros projetos ainda em desenvolvimento. A intenção é que possam oferecer sugestões e dicas para a transformação de cada um desses trabalhos. Participam do evento somente representantes de empresas associadas ao Programa Cinema do Brasil.

 

A Boutique Cinema do Brasil foi criada em 2012 para proporcionar oportunidades de negócios entre produtores de cinema nacionais e distribuidores estrangeiros capazes de impulsionar a venda de filmes brasileiros no exterior, além de criar relações e conectar os mais renomados profissionais brasileiros da indústria cinematográfica. Mais informações estão disponíveis no site: www.cinemadobrasil.org.br.

Para mais informações entre em contato

Em São Paulo:

Carminha Botelho :: carminha.botelho@agenciafebre.com.br  (11) 2769 3806

Ciro Bonilha :: ciro.bonilha@agenciafebre.com.br

Siga-nos no Twitter @agfebre e no facebook.com/agfebre