COLOMBIANOS E ÁRABES BUSCAM CALÇADOS BRASILEIROS



COLOMBIANOS E ÁRABES BUSCAM CALÇADOS BRASILEIROS

O mês de novembro será de oportunidades de negócios para os calçadistas brasileiros. Entre os dias 12 e 21, estarão no Brasil compradores dos grupos Chalhoud, dos Emirados Árabes Unidos, da Totto e da Calzados Bata, da Colômbia. A vinda dos estrangeiros, por meio do Projeto Comprador Vip, será viabilizada através do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Além de agendas em fábricas gaúchas e de São Paulo, que será realizada pelos árabes, a iniciativa prevê a participação dos importadores colombianos na feira Zero Grau, que acontece em Gramado/RS entre os dias 19 e 21 de novembro. 

A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Potin, ressalta que os grupos selecionados são qualificados e possuem grande importância nos respectivos mercados de atuação, sendo que o Totto está presente em outros 55 países, além da Colômbia. “Existe um potencial muito importante e que deve ser aproveitado pelas marcas brasileiras que participarão das agendas e encontros”, projeta, ressaltando que a Totto possui mais de 700 lojas, sendo 320 desses fora do país de origem. A segunda empresa daquele país que vem ao Brasil é a Bata, que conta com 12 lojas e trabalha com produtos de maior valor agregado, acima de US$ 20 o par (no Brasil, o preço médio do calçado embarcado é US$ 8). 

Já o grupo Chalhoud, dos Emirados Árabes Unidos, participa de agenda em fábricas da região uma semana antes da feira gaúcha. “Trata-se de um importante player naquele mercado, que tem mais de 500 lojas e importa mais de US$ 1 milhão por ano, especialmente de grandes marcas francesas e italianas”, conta Paola, acrescentando que a vinda da empresa é fruto de matchmaking – serviço para identificação de potenciais compradores internacionais – realizado pelo Brazilian Footwear. 

Mercados
Tanto a Colômbia como os Emirados Árabes Unidos são importantes mercados para o calçado brasileiro. Entre janeiro e setembro deste ano, os colombianos importaram quase 5 milhões de pares verde-amarelos, número estável em relação ao mesmo período de 2017. Já os Emirados Árabes Unidos receberam mais de 760 mil pares no período, queda de 19% em relação a igual interim do ano passado. 

Zero Grau
Com mais de mil marcas expositoras, a Zero Grau acontece no Serra Park, e apresentará as coleções de outono-inverno para milhares de lojistas, parte deles de fora do País. “A feira irá se realizar após toda a instabilidade de mercado que acontece num período pré-eleitoral.  Os negócios da indústria calçadista nesta feira irão acontecer já com um novo panorama político que terá novos cenários econômicos. Estamos sentindo esta expectativa junto aos nossos expositores”, prevê o diretor da promotora do evento, Frederico Pletsch. 

A Zero Grau conta com o apoio dos sindicatos das indústrias de calçados de Estância Velha, Ivoti, Igrejinha, Novo Hamburgo, Parobé, Sapiranga e Três Coroas.

Sobre o Brazilian Footwear:
Brazilian Footwear é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil. Este programa tem por objetivo aumentar as exportações de marcas brasileiras de calçados através de ações de desenvolvimento, promoção comercial e de imagem voltadas ao mercado internacional. Conheça: www.brazilianfootwear.com.br | www.abicalcados.com.br/brazilianfootwear

Sobre a Apex-Brasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. Conheça: www.apexbrasil.com.br