COLOMBIATEX 2017: VENDAS BRASILEIRAS ATINGEM US$ 2.5 MILHÕES



COLOMBIATEX 2017: VENDAS BRASILEIRAS ATINGEM US$ 2.5 MILHÕES

 

Sete empresas brasileiras fabricantes de máquinas e acessórios para o setor têxtil, presentes na Colombiatex 2017, registraram negócios na ordem de US$ 2.58 milhões entre vendas imediatas e negócios futuros para os próximos doze meses. A participação brasileira foi organizada pelo Programa Brazil Machinery Solutions (BMS), fruto da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ). As transações feitas durante essa 29ª. edição da feira, realizada na última semana de janeiro, em Medelin, Colômbia, foram com importadores de países como Bolívia, Colômbia, El Salvador,  Equador, Guatemala, Peru, República Dominicana e Venezuela.

 

De acordo com responsável pela Divisão de Mercado Externo da ABIMAQ e gerente do Programa BMS, Patrícia Gomes, a Colômbia é um mercado consolidado nesse setor “Em 2016, o mercado de máquinas, equipamentos e acessórios para a indústria têxtil da América Latina atingiu US$ 23 milhões em vendas e representou 47% das exportações brasileiras. Já o mercado colombiano, especificamente, está aquecido no setor de confecções, o que reflete em fábricas a todo vapor. E como apresentamos máquinas e acessórios de alta tecnologia e competitividade, o interesse foi grande e motivo da boa visitação ao nosso pavilhão”, completa a executiva.

 

A opinião é compartilhada por Joyce Uliana Rosa da Silva, gerente administrativa da SocioTec Ltda., empresa de automação para a indústria têxtil, que no ano passado participou pela primeira vez de uma edição da Colombiatex. “Em função de todas as dificuldades econômicas que a indústria brasileira vem enfrentando, refletimos muito se participaríamos este ano ou não. Resolvemos ir e a decisão foi muito acertada, pois os contatos que realizamos no ano passado foram retomados na edição deste ano e concretizamos boas vendas, inclusive até do equipamento que levamos para o pavilhão brasileiro”, destaca. De acordo com a gerente, a Socio Tec volta com muito otimismo na bagagem: “fizemos muitos contatos, fomos procurados por empresas que nos conheceram na edição passada e temos expectativa de fechar grandes negócios nos próximos meses. Ainda bem que aceitamos o convite do Programa BMS, pois agora temos a certeza de que consolidar mercado é a chave do negócio e isso só acontece se a empresa está presente nas feiras internacionais”, ressalta.

 

Todas as empresas que estiveram na Colombiatex 2017 participaram da edição de 2016. Entre elas, cinco também haviam participado do evento em 2015, sempre com o apoio do Programa Brazil Machinery Solutions. As empresas presentes foram Audaces Automação Ltda., Automatisa Sistemas Ltda., Avanço S/A, Castilho Máquinas Têxteis, Delta Ind.Com. Equipamentos Industriais, SocioTec Ltda. e Weko América Latina Equipamentos Ltda.

 

Parceria

Esta edição da Colombiatex também propiciou importante parceria entre a ABIMAQ e mais duas entidades setoriais: a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT) e Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), bem como de seus respectivos projetos setoriais estabelecidos junto à Apex-Brasil e voltados para exportações, como o Programa BMS (ABIMAQ), o Texbrasil (ABIT) e By Brasil (Assintecal).

 

A parceria, que propiciou um trabalho conjunto em um único estande instalado na feira e a elaboração de catálogo sobre as três associações, resultou em reforço da mensagem institucional do Brasil enquanto país que exporta produtos com qualidade e competitividade para esses três setores industriais.   

                                                   

Sobre a Apex-Brasil – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Apex-Brasil coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Mais informações www.apexbrasil.com.br .

 

Sobre a ABIMAQ – A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) foi fundada em 1975, com o objetivo de atuar em favor do fortalecimento da indústria nacional, mobilizando o setor, realizando ações junto às instâncias politicas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial. Mais informações: www.abimaq.org.br .

 

Sobre o Programa Brazil Machinery Solutions – Fruto da parceria entre a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o Programa Brazil Machinery Solutions visa à promoção das exportações brasileiras de máquinas e equipamentos, assim como fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico. O BMS possui atualmente mais de 300 membros, entre indústrias dos mais diversos setores, como o agrícola, têxtil, de mineração, plástico, embalagens, entre outros. Para mais informações, acesse: www.brazilmachinery.com .

 

Imprensa e Comunicação do Programa BMS:

Júlia Meriqui

Tel: +55 (11) 5582-5758

e-mail: julia.meriqui@brazilmachinery.com