COM A ALTA DO DÓLAR, FEIRA DE FRANKFURT BENEFICIARÁ EDITORAS
Entre os dias 14 e 18 de outubro acontece a 67ª Feira do Livro Internacional de Frankfurt, na Alemanha. De acordo com dados da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a representação brasileira no evento se dará por meio de 36 expositores no estande nacional. Apesar do momento de instabilidade econômica no País, a alta do dólar traz excelentes oportunidades às empresas que optaram por vender seus títulos e direitos no mercado internacional.
“Para garantir a presença brasileira, negociamos duramente com nossos fornecedores. Além disso, por meio do projeto setorial Brazillian Publishers, uma parceria entre a CBL e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), conseguimos reestruturar a forma como são realizadas as reuniões de matchmaking, otimizar o tempo de duração do evento e favorecer encontros que propiciem negócios concretos“, relata o Gerente de Relações Internacionais da CBL, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes. “Em 2014, fechamos o ano com um volume de operações internacionais realizadas equivalente a US$ 2 milhões. A estimativa é de que esse número se mantenha em 2015, apesar da crise”, complementa.
Neste ano, o Brasil entrará com o “pé direito” no evento. “Contamos com nova localização no pavilhão – o que nos traz um maior alcance de público – e desfrutamos de uma nova identidade visual, que estampa os 248m2 de estande planejados pela brasileira 3A1. No mais, estamos atuando com intensidade para mostrar ao mundo que somos, de fato, exportadores de cultura”, explica Luiz Alvaro. “No novo espaço, teremos uma área reservada para palestras e eventos, onde também ocorrerão os encontros entre editores”, conclui.
Dentre as novidades da participação brasileira na Feira do Livro de Frankfurt está o catálogo de rights em EPub, que conta com conteúdo das editoras associadas ao Brazilian Publishers. “A lista de obras disponíveis sempre foi impressa e, desde 2012, passamos a disponibilizá-la em PDF. Acreditamos que, com essa inovação, fruto de uma parceria com a editora O Fiel Carteiro, especializada em materiais digitais, abre-se a oportunidade de nos fortalecermos no exterior e profissionalizarmos, cada vez mais, nossa atuação no mercado internacional”, ressalta o presidente da CBL, Luis Antônio Torelli.
Para Torelli, a diversidade e beleza da produção editorial brasileira cativam cada vez mais os leitores e editoras do exterior. “Estas, que já conhecem a seriedade e profissionalismo de nosso mercado como comprador, têm uma relação de confiança com nossa indústria editorial, que se soma à qualidade de nossos livros como fator de atração e estímulo ao intercâmbio comercial”.
Autores convidados
O Ministério da Cultura levará três autores brasileiros ao evento: Marcio Souza, André Santana e Maurício Negro.
Já o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha esteve no Brasil no início do ano para, entre outras atividades, definir quais autores nacionais seriam convidados do governo alemão. São eles Fernando Bonassi, Ricardo Lísias e Noemi Jaffe. Para ela, participar do maior evento mundial de livros é uma grande ferramenta de reconhecimento da literatura nacional.
“Ainda temos uma forte tendência a valorizar a produção cultural que vem do exterior. Ao sermos bem conceituados por entidades estrangeiras, o brasileiro tende a valorizar mais o autor e isso fomenta engajamento com a literatura nacional”, explica Jaffe. Além dos autores, também foram convidados os editores Raquel Menezes, Cide Piquet e Willian Oliveira, bem como os tradutores Luis Krausz e Kristina Michahelles.
Lista de expositores
Confira abaixo a lista, em ordem alfabética, das editoras que irão expor na 67ª Feira do Livro Internacional de Frankfurt:
1. Callis
2. Companhia das Letras
3. Cortez Editora
4. Cosac Naify
5. Divertimenti / Ahom
6. Edições Loyola
7. Edições Sesc SP
8. Editora Aleph
9. Editora DSOP
10. Editora IMEPH
11. Editora Manole
12. Editora Moderna
13. Editora Napoleão
14. Editora Positivo
15. Editora Rideel
16. Editora Unesp
17. Editora Universidade de Brasília
18. EDUEPB
19. Edusp
20. FTD
21. Editora da Fundação Getúlio Vargas
22. Girassol
23. Grupo A
24. Grupo Autêntica
25. Grupo Editorial Global
26. Grupo Gen
27. HUB Editorial
28. Livros de Safra
29. Melhoramentos
30. O Fiel Carteiro
31. Oficina de Textos
32. Solisluna Editora
33. Todolivro
34. Ubook Editora
35. V&R Editoras
36. White Balloon Books
Câmara Brasileira do Livro – CBL – R. Cristiano Viana, 91 – Pinheiros, 05411-000
Facebook: camaradolivro
Twitter: @cbl_oficial
Instagram: cbloficial