COMO EXPANDIR SEU NEGÓCIO E-COMMERCE EM PAÍSES EMERGENTES
Com o uso da internet crescendo rapidamente em toda a parte do mundo, os varejistas e os fabricantes estão buscando expandir seu alcance global alavancando os canais digitais. Identificar os melhores mercados para a expansão baseada na Internet e desenvolver um modelo eficiente para cada mercado requer análise cuidadosa de oportunidades e expectativas em toda a estratégia, pagamentos e logística. No webinar “Strategies for Expanding into Emerging Markets with E-Commerce”, a empresa de pesquisa e consultoria Euromonitor International apresenta cases como varejistas obtiveram sucesso ao adentrar mercados emergentes através das vendas online.
O crescimento do e-commerce nos últimos cinco anos vem transformando os hábitos de compra dos consumidores, influenciando os preços e disponibilidade dos produtos assim como o comportamento do consumidor. Segundo dados da empresa de pesquisa, o varejo online está projetado para crescer em média 12% ao ano até 2021. O varejo com lojas físicas, por outro lado, deverá crescer somente 2% ao ano no mesmo período. “Até hoje, muito desse crescimento veio de países desenvolvidos, mas à medida que os consumidores em países emergentes e em desenvolvimento comecem a ter mais acesso à internet, o e-commerce se tornará mais relevante nessas regiões”, afirma a analista sênior de pesquisa da Euromonitor, Amanda Boulier.
Concentrando mais de 85% da população mundial e totalizando seis bilhões de pessoas em 2016, segundo informações da Euromonitor, os mercados emergentes se tornaram opções interessantes para as empresas de bens de consumo com o aumento da renda média e expansão da classe média. “Compreender os consumidores locais, no entanto, é essencial para moldar uma estratégia bem-sucedida”, afirma Boulier. “Nos países no qual o acesso à internet vem acontecendo rapidamente, muitos consumidores estão se conectando pela primeira vez e, para alguns deles, a ideia de realizar compras online pode não ser muito intuitiva”, finaliza.
Para assistir ao webinar, acesse: “Strategies for Expanding into Emerging Markets with E-Commerce".