COMO IDENTIFICAR NOVAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS?



COMO IDENTIFICAR NOVAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS?

No dinâmico ambiente de negócios de hoje em dia, crescimento sustentável e rentabilidade nunca são uma garantia. Os avanços tecnológicos e científicos reduziram o ciclo de vida dos produtos e serviços, os modelos de negócios mudaram e novos competidores surgem de fora da indústria. Esta constante instabilidade cria a necessidade de buscar outras oportunidades de negócios. Mas, como identificar oportunidades de mercado nestas condições?

O analista de pesquisa da Euromonitor International, Andres Chehtman, comenta sobre oito tipos de analises que ajudarão sua empresa a identificar oportunidades de negócios: segmentação dos consumidores, decisão de compra, concorrentes diretos e indiretos, produtos e serviços complementares, a indústria, os mercados internacionais e análises ambientais. Nesse artigo, abordaremos três dessas analises.

1. Segmentação de consumidores
Para entender a demanda pelo seu serviço ou produto, você deve identificar os segmentos de consumidores que possuem características em comum. Estas características podem ser mensuráveis, como idade, sexo, local de nascimento, nível educacional, profissão, nível de renda; e também podem ser características qualitativas, como estilo de vida, atitudes, valores e motivações de compra.

Variáveis mensuráveis podem ajudar a estimar o número de potenciais consumidores que um negócio pode ter. Por exemplo, fabricantes de fraldas infantis devem saber quantas crianças com menos de 3 anos vivem em um determinado país, bem como a taxa de natalidade do local. As variáveis empíricas – como o preço, prestígio, conveniência, durabilidade e design – podem ajudar a identificar as motivações que influenciam a decisão de compra.

Um bom case do uso da segmentação é o da Aguas Danone, uma empresa de água engarrafada da Argentina. Há uns anos atrás, as vendas da empresa estavam caindo e eles estavam buscando um novo produto. A Aguas Danone identificou dois impulsionadores do consumo de bebidas não alcoólicas: saúde e sabor. As águas engarrafadas eram percebidas como saudáveis, mas não ofereciam um sabor atrativo. Por outro lado, refrigerantes e sucos têm um bom sabor, mas são percebidos como calóricos. A companhia percebeu que havia uma oportunidade para uma bebida saudável que também agradasse pelo sabor. Como resultado, a empresa lançou a água engarrafada saborizada Ser, que se tornou um grande sucesso. De acordo com dados da Euromonitor International, Aguas Danone é líder da categoria Reduced Sugar Flavoured Bottled Water (Água Saborizada com Redução de Açúcar) na Argentina desde o lançamento do produto, em 2002, ultrapassando gigantes como Coca Cola e Nestlé. Em 2016, a Aguas Danone tinha 57% de participação de mercado na categoria mencionada.

2. Análise do ambiente
As oportunidades de mercado podem ser identificadas através da análise das mudanças no cenário de negócios, com os desenvolvimentos científicos e tecnológicos gerando novas oportunidades. Por exemplo, o crescimento da penetração de internet e smartphones permitiu a chegada de empresas com novos modelos de negócios, como Airbnb e Uber. De acordo com a Euromonitor International, o número de assinaturas de internet e telefone móvel cresceu de 20% em 2011 para 53% em 2016. Enquanto globalmente apenas 17% dos lares possuíam smartphones no ano de 2011, esta participação alcançou 45% em 2016. Indo além da telefonia móvel e internet, a inteligência artificial, robotização, internet das coisas, biotecnologia e fontes de energias renováveis oferecem múltiplas oportunidades de negócios.

As mudanças no ambiente regulatório de um país também podem criar oportunidades. Desde junho de 2016, o Chile exigiu que empresas incluíssem uma etiqueta nos produtos com alto teor de caloria, sódio, açúcar e gorduras saturadas. Essa obrigação pode representar uma oportunidade de crescimento para produtos mais saudáveis não afetados pela nova lei. A Euromonitor International espera que as vendas de produtos serão afetadas por tal medida no país, dependendo do tipo de produto. Fazer uma pesquisa de mercado para as categorias e vendas de produtos no Chile pode ajudar a identificar onde há maior oportunidade de crescimento para produtos sem a etiqueta mencionada.

Outras transformações sobre o ambiente, como clima, movimentos geopolíticos e mudanças no sistema financeiro também podem influenciar as oportunidades de mercado. É essencial considerar o uso de pesquisa para obter insigths sobre o ambiente de negócios local, garantindo que sua estratégia possa prosperar em um novo mercado.

3. Análise de mercados internacionais
Quando uma empresa opera em um mercado maduro ou saturado, explorar outros países pode gerar novas oportunidades. Os setores crescem a ritmos distintos em diferentes países por muitos motivos, incluindo disparidades no nível de desenvolvimento econômico e hábitos locais. Conhecer a evolução do consumo per capita de um determinado produto em um determinado país pode servir de indicador de maturidade do ciclo de vida de um produto. Ter a informação sobre o tamanho do mercado e concorrentes em outros países irá ajudar a estimar o potencial de negócio.

Usar uma variedade de análises irá ajudar seu negócio a ganhar uma visão holística de oportunidades e dar suporte à criação de planos de negócios estratégicos e de longo-prazo. Uma vez que as oportunidades são identificadas, as empresas devem agir rapidamente para criar um plano. É necessário desenvolver a proposição de valor, planejar a cadeia de comercialização, estimar custos, receitas, fluxo de caixa e necessidades de capital. Nem todas as oportunidades de mercado identificadas irão prosperar, mas a pesquisa te trará respostas sobre o potencial de cada uma delas.

Para saber mais sobre essas e as outras cinco analises, acesse: 8 maneiras de identificar oportunidades de mercado para crescimento do seu negócio.