COMPRADORES INTERNACIONAIS FECHAM US$ 2,9 MILHÕES EM NEGÓCIOS DURANTE O VESTE RIO



COMPRADORES INTERNACIONAIS FECHAM US$ 2,9 MILHÕES EM NEGÓCIOS DURANTE O VESTE RIO

Entre os dias 10 e 15 de abril, o Píer Mauá, no Rio de Janeiro, sediou o Veste Rio, reunindo uma ampla seleção de moda praia e casual. O evento recebeu um grupo de 12 convidados internacionais, sendo 9 compradores e três jornalistas, a convite do Texbrasil e do Fashion Label Brasil, programas de internacionalização de moda brasileira. Os projetos são resultados, respectivamente, de parcerias da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e da Abest (Associação Brasileira de Estilistas) com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Entre os compradores estavam representantes de importantes lojas internacionais: Andre Costa e MelieStore.com (Portugal), Alejandra Montaner (Espanha), Showroom Fashion Jardim (Dubai), Villa Baboushka (Egito), Net-A-Porter (Londres), Revolve (Estados Unidos) e Melko (Austrália). O grupo revelou ter realizado durante o evento um volume de negócios de aproximadamente USD 2,9 milhões, com expectativas de chagar a USD 4,3 milhões nos próximos 12 meses.

“Foi uma honra ser convidada para estar no Brasil nesta edição do Veste Rio, conheci novas marcas e, assistindo aos desfiles, me encantei por peças com proteção solar. O mundo tem voltado os olhos para esse segmento e fico feliz em saber que o Brasil está nele com muito charme”, comentou Maria Williams do Net-a-Porter.

Já Dina Ghorayeb, do showroom Fashion Jardim destacou a variedade de opções presentes no evento: “Penso em levar novos nomes para Dubai. O que mais me chama atenção na moda brasileira é o modo leve e descontraído que as peças se apresentam”.

Cobertura da imprensa

O evento também recebeu um grupo de formadores de opinião. Akiko Ichikawa, do jornal japonês The Senken Newspaper e da Revista Vogue Japão; Marco Corral, das revistas Vogue México e Glamour América Latina; e Rosário Morabito, dos veículos Milano Finanza e Vogue Italian Talents, visitaram a feira, assistiram aos desfiles e fizeram uma agenda especial, que incluiu um tour guiado pelo Senai Cetiqt (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do Senai) para conhecer de perto os avanços da indústria 4.0 no Brasil.

Seleção de marcas

O Veste Rio reuniu importantes marcas e personalidades da moda brasileira. O evento promovido pela Revista Ela, do jornal O Globo, em parceria com a revista Vogue Brasil e apresentação do Senac-RJ, mesclou salão de negócios, outlet, palestras e desfiles. As 11 marcas participantes do Programa Texbrasil/Abit e 18 marcas associadas a Abest/Fashion Label Brasil presentes no evento são Maria Pavan, Lucidez, PatBo, Bikini Society, Blue Man, Clube Bossa, Cholet, HY Brasil, Lua Morena, UV.Line, Victor Dzenk, Salt Sun & Bikinis, Nannacay, Lenny Niemeyer, Vix, Uma, Mos, Wasabi, Wymann, Água de Coco, Triya, Bleque, Dalai, Fabres, Haight, Hype, Prayah, Salinas e Sinesia Karol.

Sobre a ABEST

Criada em 2003, a Associação Brasileira de Estilistas tem como objetivo fortalecer e promover o design e a moda brasileira. Sua principal proposta é auxiliar o desenvolvimento de marcas brasileiras de alcance internacional e garantir a autenticidade e criatividade de cada uma delas, além de divulgar o estilo de vida do Brasil, contribuindo assim para o crescimento de todos os segmentos vinculados à moda. Atualmente a ABEST, que não tem fins lucrativos, conta com 122 marcas de todo o Brasil que exportam produtos para 57 países. Além disso, executa constantemente ações estratégicas para ampliar a penetração em novos mercados do globo e estreitar relações com os já conquistados.

Sobre a Abit

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), fundada em 1957, é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Ela representa a força produtiva de 33 mil empresas instaladas por todo o território nacional, empresas de todos os portes que empregam mais de 1,6 milhão de trabalhadores e geram, juntas, um faturamento anual de US$ 36,2 bilhões.

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

Sobre o Fashion Label Brasil

Fashion Label Brasil é o Programa de Internacionalização da Moda Brasileira de Valor Agregado, da Associação Brasileira de Estilistas, criado há mais de 10 anos em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Sua proposta é posicionar a moda brasileira no exterior, valorizando a imagem de um Brasil inovador e contemporâneo. O programa conta com atividades estratégicas e de promoção comercial para os diversos segmentos da moda brasileira, auxiliando-os na ampliação de sua atuação no mercado internacional.

Sobre o TexBrasil

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de mais de 15 anos, já auxiliou cerca de 1500 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 3,6 bilhões em negócios. O Programa é conduzido pela Abit em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).