CONCURSO DESENVOLVERÁ LINHA DE DESIGN VOLTADA AO MERCADO NORTE-AMERICANO



O Projeto Setorial Orchestra Brasil, parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), realizará um concurso para desenvolvimento de uma linha de produtos brasileiros para os Estados Unidos, país prioritário para as exportações do setor. A iniciativa integra o plano de expansão internacional dos serviços de designers que atuam na indústria de mobiliário.

 

O trabalho será acompanhado por uma equipe de consultores norte-americanos que vão auxiliar os concorrentes a adaptarem os produtos às tendências, preferências e exigências daquele concorrido mercado.

 

Como parte da estratégia para ações de posicionamento e imagem, a coleção vencedora do concurso será lançada no próximo ano em Nova Iorque.

 

"A ideia é termos a presença física do mobiliário de design brasileiro em Nova Iorque no futuro. Ainda estamos trabalhando com uma consultoria americana para avaliarmos qual é a melhor estratégia. Mas para isso precisamos ter produtos adequados para o mercado e o concurso é uma das etapas para alcançarmos esse objetivo", diz Emanuel Figueira, gestor do projeto.

 

Começam as inscrições para o Salão Design 2015 

 

As inscrições para o Salão Design 2015 poderão ser feitas até 10 de novembro de 2014. O prêmio é realizado desde 1988 pelo Sindmóveis Bento Gonçalves, com o objetivo de incentivar a criatividade, o empreendedorismo e a inovação tecnológica de móveis e acessórios por meio do design. A 19ª edição distribuirá R$ 205 mil em prêmios nas modalidades Estudante, Profissional e Indústria.

 

A exemplo das duas últimas edições, os concorrentes poderão inscrever projetos em sete categorias: Móveis para Dormitório; Móveis para Sala de Estar e Jantar; Móveis para Cozinha, Área de Serviço e Banheiro; Móveis para Área Externa; Móveis para Escritório e Home-Office (incluindo mobiliário para espaços comerciais e públicos); Acessórios Domésticos; e Iluminação. Nesses 26 anos, mais de 11.200 projetos foram inscritos no prêmio, que é considerado o maior do gênero na América Latina. A diretora do Salão Design, Cristiane Silveira, destaca o crescente reconhecimento internacional, com um aumento expressivo na participação estrangeira. “Temos percebido um movimento muito grande de países da América Latina, que vêm buscando fortalecer seus polos de design. O Salão, nesse sentido, é uma vitrine muito relevante, pois oferece, além das premiações em dinheiro, ampla divulgação dos vencedores”, pontua.

 

A comissão julgadora do Salão Design 2015 é formada por cinco profissionais da arquitetura e design que emprestarão seus conhecimentos a serviço do prêmio. Quatro dos jurados já participaram de edições anteriores: as arquitetas Ilse Lang e Isabela Vecci e os designers Ivens Fontoura e Leonardo Lattavo. A estreia da edição fica por conta da executiva Gláucia Binda, que representará a indústria

 

A avaliação dos trabalhos ocorrerá em duas etapas, a partir de novembro. Nessa primeira fase, o corpo de jurados avalia os projetos gráficos inscritos e seleciona os finalistas com base em critérios como o conceito do projeto, forma e função, ergonomia, e grau de inovação e sustentabilidade ambiental. Na etapa seguinte, os finalistas enviam para Bento Gonçalves seus produtos ou protótipos em escala natural para julgamento. Além da premiação em dinheiro, os vencedores recebem o Selo Salão Design, que poderá ser utilizado no produto como forma de reconhecimento de excelência em design.

 

A divulgação dos selecionados para a segunda fase ocorre em dezembro de 2014 e os participantes terão até maio de 2015 para envio dos produtos. Os vencedores serão conhecidos em junho do próximo ano. Inscrições e download do regulamento: www.salaodesign.com.br.