CONTEMPORÂNEA DOA INSTRUMENTOS E AJUDA A DIVULGAR O SAMBA



Samba e educação – como a Contemporânea Instrumentos Musicais ajuda a divulgar os instrumentos brasileiros

 

Na Frederick Douglas Academy (FDA), uma escola pública localizada no Harlem, na cidade de Nova Iorque, rola muito samba. E com instrumentos de percussão feitos no Brasil. Tambor, surdo, cuíca, cavaquinho, tamborim, atabaque e pandeiro fazem parte da rotina de cerca de 750 alunos da escola, que participam do Programa de Samba no curso de Artes, uma disciplina que ensina a tocar em autênticos instrumentos de percussão brasileira.

 

Boa parte desses instrumentos foram doados pela Contemporânea Instrumentos Musicais, uma empresa associada ao Brazilian Export, projeto setorial realizado em parceria entre a Associação Nacional da Indústria de Música (ANAFIMA) e a Apex-Brasil, com o objetivo de promover a competitividade dos setores de áudio, áudio automotivo, iluminação e instrumentos musicais no mercado internacional.

 

O Programa de Samba da FDA começou em 2006, com a constatação de que a atividade de música não estava atraindo a atenção das mais de 1.500 crianças e adolescentes, na faixa etária dos 12 aos 18 anos, estudantes da escola. Naquela ocasião, foi identificado que a falta de interesse dos estudantes pela forma tradicional do ensino de música era um dos motivos para a baixa participação de alunos na disciplina.

 

Por iniciativa do professor americano Dana Monteiro, o cenário começou a mudar. Em 2005, quando esteve no Brasil, Monteiro foi levado por um grupo de músicos para um ensaio da escola de samba Vila Isabel, no Rio de Janeiro.  O professor ficou impressionado com os 250 ritmistas tocando simultaneamente, percebeu que o samba tinha todo o potencial para motivar os alunos a aprenderem música e concluiu que a percussão poderia ser uma excelente opção para os estudantes da FDA. Quando retornou a Nova York, Monteiro decidiu levar o samba para dentro da Frederick Douglas Academy.

 

A princípio, a escola comprou 12 instrumentos para atender a um pequeno grupo de estudantes interessados em aprender percussão. Mas a batida gostosa e o ritmo alegre das aulas chamaram a atenção de outros alunos, professores e até mesmo dos administradores da escola, que ficaram interessados nas aulas. Com a popularidade em alta da nova disciplina, a escola teve que comprar mais instrumentos. E assim a Contemporânea Instrumentos Musicais entrou em ação, doando instrumentos para a escola. "Doamos instrumentos, acessórios e camisetas. Atualmente ajudamos nas necessidades do grupo e pretendemos aumentar a participação. É bom saber que estamos fazendo o bem, e participando da formação do caráter de pessoas, pois a música faz isso", explica o presidente da empresa, Roberto Guariglia.

 

O curso de Samba acabou se transformando em requisito de graduação para a escola – cada aluno faz um ano na disciplina durante os seus quatro anos matriculados. Desde a implantação da disciplina, mais de 2.000 alunos já aprenderam a tocar samba. O curso originou também a Harlem Samba, uma bateria formada pelos alunos que tocam e cantam samba em português.
A Harlem Samba já se apresentou em locais de destaque de Nova York, como o Lincoln Center e o Museu de Arte Moderna. O grupo também fez uma performance no Clinton Global Citizen Awards, da Fundação Clinton, e foi destaque na série Beyond Ipanema: Ondas Brasileiras na Música Global e Gaby Gringa, apresentado no Canal Brasil em 2013. Em 2012, o Harlem Samba venceu o International Press Award Brasileiro, realizado em Miami, na categoria de Melhor Instituição para a Promoção da Cultura do Brasil nos Estados Unidos.

 

Workshop no Brasil

 

Até o dia 18 de novembro, quatro alunos e três professores da FDA estão no Brasil para participar de workshops sobre ritmos musicais brasileiros e conhecer de perto a cultura e gastronomia. A visita abrange as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Na semana passada, em São Paulo, eles tiveram aulas de pandeiro com o percussionista Guello, e de percussão na capoeira, com o percussionista Dalua. O grupo também conheceu a Escola de Samba da Vila Maria e participou do ensaio da bateria da escola. 

 

O convite partiu da Contemporânea Instrumentos Musicais. A empresa fez o roteiro de visitas e patrocina o translado, hospedagem e alimentação do grupo. A iniciativa é um desdobramento da visita do empresário Roberto Guariglia à escola no ano passado. "Conheci de perto o projeto. Fui muito bem recebido pelos alunos. Passei a tarde lá, assistindo as turmas de alunos que tocavam os instrumentos, e fiz o convite para que eles conhecessem o Brasil", disse Roberto.

 

"Ao desenvolver esta ação a empresa Contemporânea demonstra sua capacidade de apresentar os produtos e marca brasileiros no exterior, com todo seu potencial de crescimento e agregação de valor. Ações como esta não só aumentam as exportações como também demonstram a capacidade do brasileiro de apoiar ações em prol de um mundo melhor", disse a gestora do Projeto Setorial Brazilian Export, Deborah Rossoni.

 

Imprensa – Apex-Brasil

(61) 2027-0715