CORTEZ EDITORA É SELECIONADA PARA BOLSA CATALÃ DO INSTITUTO RAMON LLULL



CORTEZ EDITORA É SELECIONADA PARA BOLSA CATALÃ DO INSTITUTO RAMON LLULL

A Cortez Editora foi selecionada para a bolsa Making Catalan Literature Travel, do Instituto Ramon Llull, que promove o encontro entre editores e agentes internacionais para expandir o interesse pela literatura catalã e o networking entre profissionais do mercado editorial. O programa acontece de 9 a 14 de setembro durante a 36ª edição da Semana de Livros na Catalunha, em Barcelona.  

A editora faz parte do Brazilian Publishers, projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial nacional resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A edição deste ano conta com a participação de profissionais da Turquia, Portugal, Egito, Alemanha, Estados Unidos, entre outros países. A programação da bolsa inclui rodadas de negócios entre os selecionados, apresentações e palestras sobre a literatura e o mercado editorial catalão.

O assessor internacional da Cortez Editora, Erivan Gomes, acredita que a bolsa é uma ótima oportunidade para apresentar as publicações das áreas acadêmica e infantil. “Tenho boas expectativas, pois a Catalunha tem um mercado cultural e editorial bastante forte e importante. Pretendo divulgar os autores e ilustradores brasileiros que fazem parte da editora, e trazer propostas interessantes que possam ser publicadas no Brasil”, disse.

Erivan também destaca que as obras da área acadêmica demandam esforço constante de divulgação internacional. “Acho que o Brasil tem um caminho grande para percorrer. Ações como a do Brazilian Publishers são fundamentais, porque viabilizam muitas participações brasileiras no exterior. Sem esse projeto, estaríamos mais longe dos objetivos”, detalha.

A seleção do programa avaliou o país de origem, o catálogo da editora e as razões para participar dentro da estratégia de negócios. 

Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.