COURO DO BRASIL CHEGA A RECORDE DE VENDAS EM FEIRA NA ÍNDIA
A participação de sete curtumes brasileiros na feira India International Leather Fair (IILF), em Chennai, na Índia, estabeleceu uma marca notável: US$ 4 milhões em negócios realizados durante os três dias do evento, entre 1º e 3 de fevereiro. A marca supera com folga as edições de 2015 e 2016 da feira (US$ 400 mil e US$ 2,96 milhões, respectivamente) e mostra todo o potencial da Índia como mercado alvo para o couro do Brasil. A participação dos curtumes nacionais na IILF tem o apoio do projeto Brazilian Leather, iniciativa do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo às exportações de couros nacionais.
Para os próximos 12 meses, a expectativa de negócios ligados à feira é de US$ 23 milhões. Os números positivos corroboram a excelente impressão dos curtumes brasileiros sobre o evento e a exportação de couros para a Índia. “Visualizamos grandes oportunidades de mercado”, destacou em sua avaliação final Ildemar Marchi de Almeida, da JBS Couros.
Rogério Cunha, da Inteligência Comercial do CICB, explica que o projeto Brazilian Leather tem construído uma aproximação com a Índia há mais de três anos, desde que o país foi identificado como um potencial importador de couros de maior valor agregado. “Iniciamos com missão prospectiva, relacionamento com entidades representativas dos setores de couros e calçados na Índia, participação na IILF e estudo de oportunidades”, afirma. Os resultados de agora são, portanto, um produto coletivo construído por empresas e ações bem executadas pelo setor de couros do Brasil.
Veja as empresas brasileiras que participaram na IILF com o apoio do Brazilian Leather:
Cortume Krumenauer
Couros Bom Retiro – CBR
Curtume Bannach
Hason International
JBS Couros
Liderkoll
Minerva
Sobre o Brazilian Leather – Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros – incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br
Jéssica Fontoura
Imprensa e Comunicação – Press and Communication
Cel: +55 51 99313-3649
Skype: jessicafontoura