COURO DO BRASIL COM FOCO NA ESPANHA
Uma missão comercial e a participação em uma feira, ambas na Espanha, aproximaram o Brasil de um mercado com bom potencial para o desenvolvimento das exportações de couro. Quatro grupos empresariais integraram a agenda na região de Alicante organizada pelo projeto Brazilian Leather, uma iniciativa do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo às exportações de couro brasileiro.
A programação aproximou os curtumes brasileiros deste mercado cujo potencial havia sido identificado em missão prospectiva prévia organizada pelo projeto, além de análise de estudos para expansão de exportações. O grupo iniciou o roteiro com visitas técnicas a indústrias em Alicante, onde se concentra metade da produção calçadista espanhola. “Estas marcas reconhecem o couro como um material nobre, não só para calçados, mas também artefatos, e entendem que esse possa ser um artigo que imprima um diferencial em seus produtos”, destaca Rogério Cunha, da Inteligência Comercial do CICB. Segundo ele, há oportunidades de expansão do couro brasileiro junto às empresas visitadas, especialmente para os curtumes que atuam no segmento de moda.
A agenda teve continuidade com a participação inaugural do Brasil na feira Futurmoda, também na região de Alicante, nos dias 25 e 26 de outubro. A boa recepção do público (cerca de 6 mil visitantes) aos couros do Brasil confirmou a Espanha como um mercado com boas perspectivas para as exportações do país. Além dos espaços individuais de cada curtume, o couro brasileiro esteve representado em um estande exclusivo do projeto Brazilian Leather com a exposição Preview do Couro, mostrando peles de várias empresas brasileiras (presentes ou não ao evento), o que multiplicou contatos e a possibilidade de novos negócios.
Veja os curtumes brasileiros que estiveram na Futurmoda com o apoio do Brazilian Leather:
Curtume Natur
Brazilian Leather com o Preview do Couro
Couros Bom Retiro – CBR Group
Nova Kaeru
Courovale by BCM
Sobre o Brazilian Leather – Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros – incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br