COVERINGS 2018: INDÚSTRIA BRASILEIRA DE CERÂMICA EM DESTAQUE NO MERCADO AMERICANO



COVERINGS 2018: INDÚSTRIA BRASILEIRA DE CERÂMICA EM DESTAQUE NO MERCADO AMERICANO

Em mais uma participação na Coverings, considerada a feira mais importante do segmento de revestimentos cerâmicos do mercado norte americano, a ANFACER contou com 21 das principais empresas do setor que apresentaram produtos inovadores e tecnológicos em um pavilhão de 1.189m²: Alfagrês, Angelgres, Cerâmica Almeida, Carmelo Fior, Cecrisa/Portinari, Cerbras, Ceusa, Cristofoletti, Eliane, Elizabeth, Embramaco, Formigres, Incefra, Itagres, Karina Pisos, LEF, Pamesa, Portobello, Porto Ferreira, Rocha Forte e Vidro Real. 

Durante quatro dias de evento (8 a 11 de maio) e como parte do projeto Ceramics of Brasil, em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a ANFACER, representada por Mauricio Borges (Diretor Geral) e Tamara Lançoni (Gerente de Projeto Apex-Brasil), trabalhou para promover empresas e produtos brasileiros, estimular novos negócios no mercado internacional e acompanhar de perto as tendências mundiais.

Com cerca de mil contatos realizados, foram gerados negócios com valores na ordem de US$ 13.310.000 e estimativa de chegar a US$ 27.200.000 nos próximos 12 meses. “Sem dúvida, consideramos esta ação como um momento muito importante para o setor cerâmico brasileiro pela possibilidade de aproximação ao mercado americano, gerar novos negócios, aumentar os números das exportações setoriais e apresentar as novidades de design da indústria nacionais”, conclui Mauricio Borges. 

O mercado americano foi o primeiro destino das exportações brasileiras no ano passado, representando 20,6% das exportações nacionais do setor. Por outro lado, o Brasil figura como o sexto maior exportador para os Estados Unidos, o que representa apenas 5% das importações americanas. “Nesse contexto, ainda há muito a ser explorado e conquistado nesse mercado e a Coverings é uma excelente plataforma para a divulgação e inserção do revestimento cerâmico brasileiro nos EUA”, comenta Tamara Lançoni.

Importante ressaltar que, atualmente, o Brasil é um dos principais players do mercado mundial de revestimentos cerâmicos. Ocupa a terceira posição em produção e consumo no mundo, além de ser o sexto no ranking das exportações mundiais. 
 
Sobre o projeto Ceramics of Brasil
Criado em 2001, o projeto setorial da indústria brasileira de cerâmica, Ceramics of Brasil, é promovido pela ANFACER – Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O objetivo é promover as exportações brasileiras de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias, apoiando a indústria cerâmica brasileira em seu esforço de inserção no mercado internacional por meio de promoção e participação de feiras e eventos internacionais, inteligência comercial, entre outras ações pontuais. 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA 
Tel.: 55 11 3192-0600 
 
BRISA MOURA
imprensa@anfacer.org.br
Tel.: 55 11 96488-6042