CRISE MOVIMENTA SEGMENTO DE EMBALAGENS
O cenário econômico negativo, com uma redução da renda disponível em um grande número de lares do Brasil, está movimentando o segmento de embalagens no país, segundo nova pesquisa da Euromonitor International.
Segundo dados da Euromonitor, o segmento de embalagens se manteve estável entre 2015 e 2016, movimentando 164 bilhões de unidades no último ano, considerando as vendas de alimentos, bebidas, produtos de beleza e de limpeza. As categorias mais afetadas foram as embalagens de metal e vidro, que apresentaram queda de 1,4% e 0,8%, respectivamente, especialmente afetadas pela queda nas vendas de cerveja e refrigerantes; já a categoria de embalagens cartonadas foi a única a apresentar desempenho positivo, com crescimento de 2%. A Euromonitor projeta um crescimento de 1,2% no segmento de embalagens para 2017.
A analista sênior de pesquisa da Euromonitor, Angelica Salado, comenta que a recessão econômica impulsionou uma polarização no tamanho das embalagens. “Com a renda afetada, o consumidor teve que reduzir o consumo de categorias não-essenciais, como chocolates e sucos. Assim, passou a buscar embalagens menores cujo desembolso imediato é menor. Por outro lado, as embalagens tamanho família para os produtos consumidos mais frequentemente, como produtos de limpeza, também se destacaram uma vez que oferecem uma economia maior em volume.”
A nova pesquisa da Euromonitor será apresentada online dia 17 de outubro às 14 horas. O cadastro é gratuito e pode ser feito através do link: Tendências no Mercado de Embalagens do Brasil.