CURTUMES DÃO O TOM DO DESIGN NA PELE



CURTUMES DÃO O TOM DO DESIGN NA PELE

O couro como elemento unificador de toda uma cadeia de produção. Com esse foco, o projeto Design na Pele se desenvolveu ao longo de todo o ano de 2016 e teve seu primeiro lançamento recentemente, na feira FN PLATFORM, em Las Vegas. Na oportunidade, Guilhermina Shoes lançou sua coleção cápsula de calçados femininos produzidos em parceria com a estilista Patrícia Viera e o curtume Couros Bom Retiro, e a marca de calçados masculinos Kildare apresentou seus modelos desenvolvidos com o designer Ronaldo Fraga e os curtumes Moderno, Rusan e Couros Bom Retiro.

O projeto Design na Pele é uma realização do Brazilian Leather – iniciativa do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Nesta edição, o Design na Pele contou com a parceria da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis).

Em Las Vegas, houve um coquetel de lançamento das duas coleções, onde compradores do mundo todo puderam conhecer os modelos e conversar com os representantes do projeto, que explicaram em detalhes o processo de construção. Os produtos chamaram também a atenção da imprensa americana que estava presente no evento.

O Design na Pele é uma das mais reconhecidas iniciativas mundiais para a aculturação do design na indústria de couros. O projeto já teve duas edições anteriores e prevê a produção de artigos inovadores em couro, unindo curtumes, designers e indústrias de transformação. Esta é a primeira edição em que os produtos oriundos do Design na Pele serão comercializados; antes, eles eram exclusivamente apresentados em mostras itinerantes, que já passaram por cidades como Hong Kong, Milão e São Paulo.


"Quando participamos do DNP pela primeira vez, entramos sem saber onde iríamos parar. Aceitamos o desafio e aprendemos a aguçar nosso olhar criativo para a realidade ao nosso redor, a valorizar o nosso entorno. Com a ajuda dos designers mais importantes do Brasil, fomos crescendo junto com o projeto. Podemos dizer que o DNP nasceu na primeira edição, cresceu na segunda e hoje na sua terceira edição está maduro e completo. Participamos em todas as edições com a vontade de fazer o diferente, o novo, vontade de mostrar que somos curtumes brasileiros e temos capacidade de criação", Cássia Harth, Pesquisa e Desenvolvimento do curtume Couros Bom Retiro
“ O Design na Pele é um programa onde convergem moda, tendências e formadores de opinião Esse encontro é fonte de inspiração – desenha o futuro do mercado. Para o Moderno, participar do Design na Pele é principalmente inserção nesse contexto, é fazer parte da criação do novo momento”, Rafael Coelho, diretor do Curtume Moderno
“O projeto é muito interessante, visto que conseguimos visualizar nosso artigo, no caso a camurça, em materiais que raramente trabalhamos, como almofadas e móveis, portanto foi uma ideia inovadora para o nosso setor. Estamos trabalhando em duas áreas, a do calçados em que somos especialistas, e na de móveis, na qual temos pouca experiência. Como o projeto deste ano tem por interesse lançar o produto desenvolvido para ser vendido no mercado, creio que teremos um feedback ainda maior de nosso empenho e dedicação, e desta forma poderemos fortalecer os laços entre nós, como fornecedores da camurça, e nosso cliente o qual será a fábrica de calçados e de móveis”, Camila Koefender, diretora do Curtume Rusan.