CURTUMES DÃO O TOM DO DESIGN NA PELE
O couro como elemento unificador de toda uma cadeia de produção. Com esse foco, o projeto Design na Pele se desenvolveu ao longo de todo o ano de 2016 e teve seu primeiro lançamento recentemente, na feira FN PLATFORM, em Las Vegas. Na oportunidade, Guilhermina Shoes lançou sua coleção cápsula de calçados femininos produzidos em parceria com a estilista Patrícia Viera e o curtume Couros Bom Retiro, e a marca de calçados masculinos Kildare apresentou seus modelos desenvolvidos com o designer Ronaldo Fraga e os curtumes Moderno, Rusan e Couros Bom Retiro.
O projeto Design na Pele é uma realização do Brazilian Leather – iniciativa do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Nesta edição, o Design na Pele contou com a parceria da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis).
Em Las Vegas, houve um coquetel de lançamento das duas coleções, onde compradores do mundo todo puderam conhecer os modelos e conversar com os representantes do projeto, que explicaram em detalhes o processo de construção. Os produtos chamaram também a atenção da imprensa americana que estava presente no evento.
O Design na Pele é uma das mais reconhecidas iniciativas mundiais para a aculturação do design na indústria de couros. O projeto já teve duas edições anteriores e prevê a produção de artigos inovadores em couro, unindo curtumes, designers e indústrias de transformação. Esta é a primeira edição em que os produtos oriundos do Design na Pele serão comercializados; antes, eles eram exclusivamente apresentados em mostras itinerantes, que já passaram por cidades como Hong Kong, Milão e São Paulo.