Convênio entre Apex-Brasil e ABStartups é assinado



A Apex-Brasil assinou na quinta-feira (29/5), em São Paulo, convênio com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups). A parceria tem dois objetivos principais: apoiar as startups brasileiras no acesso a mercados e a investimentos, e trabalhar para que as soluções oferecidas pelo setor possam ajudar as empresas brasileiras a serem mais competitivas e inovadoras, melhorando sua capacidade exportadora.
 

O convênio marca a ampliação do apoio da Apex-Brasil a startups, que começou em 2012, quando foi assinada parceria com o projeto Startup Brasil, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. No Startup Brasil, a Apex-Brasil se responsabilizou por toda a parte internacional do programa, inclusive com a oferta de serviços prestados por meio do Escritório da Agência em São Francisco.
 

A primeira grande ação do convênio com a ABStartups será a estruturação de uma base de dados sobre as startups brasileiras, o Startup Base. A proposta é estruturar uma inteligência sobre o segmento, que possibilite aos investidores estrangeiros encontrarem oportunidades de negócios e às empresas brasileiras localizarem soluções para suas demandas. Outra destaque é a realização do 1º CASE – Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo, evento que acontecerá em novembro, em São Paulo, e contribuirá para fortalecer o setor e possibilitar a troca de experiência entre empresas brasileiras, e também convidados estrangeiros.
 

Há a intenção, ainda, de trabalhar um projeto piloto para “casar” startups brasileiras com empresas tradicionais que precisam desenvolver inovação e competitividade. A ideia é questionar alguns dos setores apoiados pela Apex-Brasil sobre dificuldades enfrentadas em competitividade no processo de exportação, e que possam ser atendidas por soluções de Tecnologia da Informação. Com base nas respostas, será lançado um chamamento público para localizar startups que apresentem essas soluções.
 

“Este é o primeiro projeto assinado com o setor. O segmento não para de crescer e a Apex pode ajudar muito no apoio a esta massa de empresários inovadores. Nosso escritório em São Francisco tem forte vocação para atender às startups. A presença da Agência no South by Southwest deu mostras de como o Brasil pode ser um ator global do segmento”, avalia o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges, ao lembrar das 14 startups brasileiras levadas pela Agência para o festival do Texas (EUA), em março deste ano.
 

“Trata-se realmente de um divisor de águas na atuação da ABStartups. Ter uma entidade com a credibilidade da Apex-Brasil ao nosso lado é a confirmação de que o país caminha para compreender o nosso ecossistema e que os empreendedores brasileiros compõem uma parte fundamental do cenário econômico do Brasil. Esse acordo nos deixa honrados pela confiança e traça uma série de ações que efetivamente terão impacto positivo para as startups do país”, comenta Gustavo Caetano, presidente da ABStartups.