COURO BRASILEIRO NA PAUTA DO PRESIDENTE DA APEX-BRASIL



COURO BRASILEIRO NA PAUTA DO PRESIDENTE DA APEX-BRASIL

O couro brasileiro esteve na agenda do presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Roberto Jaguaribe. Recentemente, ele participou de encontros e visitas técnicas com o coordenador de relações com o mercado do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Ricardo Michaelsen, e o curador do projeto do CICB Design na Pele, Rafael de Andrade. A agenda do presidente teve início na sede da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), com representantes desta entidade, ao lado dos executivos do CICB, da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e da Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq).

O CICB desenvolve com a Apex-Brasil o projeto Brazilian Leather, para a promoção de exportações de couro do país. Jaguaribe destacou positivamente esta parceria (que já tem 17 anos de história), em especial alguns de seus grandes resultados, como a expressiva participação das empresas do Brazilian Leather no total das exportações de couro do Brasil (mais de 90% das vendas de couro brasileiro pra o mercado externo são de companhias inseridas no projeto), o Design na Pele e a Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB), que conta com auditorias realizadas por organismos ligados ao Inmetro. “A internacionalização de empresas e os objetivos de aprimoramentos da matéria-prima foram pontos também debatidos nesta oportunidade”, informa Michaelsen.

Após a reunião com representantes das entidades setoriais, Jaguaribe visitou a sede do Gupo Arezzo, em Campo Bom.